de Nicolas Wright
2 out a 9 nov 2025
1 março a 8 abr 2023
qua a sáb, 21h
dom, 16h
Teatro Meridional, Lisboa
120 min
M/12
jardim zoológico de cristal • jardim zoológico de cristal • jardim zoológico de cristal • jardim zoológico de cristal • jardim zoológico de cristal • jardim zoológico de cristal • jardim zoológico de cristal • jardim zoológico de cristal • jardim zoológico de cristal • jardim zoológico de cristal • jardim zoológico de cristal • jardim zoológico de cristal • jardim zoológico de cristal • jardim zoológico de cristal • jardim zoológico de cristal • jardim zoológico de cristal •bordá_lo •bordá_lo •
sinopse
Jardim Zoológico de Cristal é um texto/ narrativa/ memória conduzida pela personagem Tom Wingfield num contexto histórico circunscrito à Grande Depressão Americana nos anos trinta do Século XX.
Tom Wingfield almeja ser escritor, mas é obrigado a trabalhar numa fábrica de sapatos, como forma de sustentar Amanda, sua mãe, e Laura, sua irmã, refugiando-se no álcool, no cinema e na literatura. Amanda, nascida numa aristocracia rural no Sul, evoca recorrentemente as suas conquistas na juventude, lugar emocional que a deixa feliz em contraponto à angústia e preocupação pelo futuro da sua filha Laura, cujas características emocionais e físicas a tornam particularmente vulnerável. Laura vive num mundo próprio de discos antigos e figuras de cristal.
Esta família vive ainda assombrada pelo abandono, do marido e pai e sobrevive num jogo de conflitos e condicionamentos afetivos. Para Amanda, a possibilidade de libertação e de solução para o futuro de Laura, passa, por se encontrar um pretendente que se case com ela. Jim O’Connor, colega de trabalho de Tom, é convidado para jantar e, Laura e Jim reconhecem-se do tempo do Liceu.
ficha técnica
Texto Tennessee Williams
Versão Cénica, Encenação e Desenho de Luz Natália Luiza
Interpretação Ana Catarina Afonso, Carolina Cunha e Costa, Diogo Martins, Rodrigo Tomás
Espaço Cénico e Figurinos Hugo F. Matos
Música Original e Espaço Sonoro Rui Rebelo
Consultoria de Luz Miguel Seabra
Fotografia Susana Monteiro
Assistência de Encenação Ana Bento
Assistência de Cenografia Marco Fonseca, Ricardo Reis
Montagem Marco Fonseca, Hugo Tomás, Ricardo Campos, Ricardo Reis
Operação Técnica Hugo Tomás, Gi Carvalho
Mestra de Guarda-Roupa Regina Franco
Produção Executiva Susana Monteiro
Assistência de Produção e Comunicação Rita Mendes e Teresa Serra Nunes
Contra-regra (Estágio) Eduarda Campelo e Mariana Trindade
Direção de Produção Rita Conduto
Direcção Artística do Teatro Meridional Miguel Seabra e Natália Luiza
Produção Teatro Meridional (2023)
TENNESSEE WILLIAMS
(26 de março de 1911, Columbus, Mississippi – 25 de fevereiro de 1983, Nova Iorque – EUA)
Tennessee Williams nasceu em 1911 em Columbus, Mississippi, onde o seu avô era Clérigo Episcopal. Quando o seu pai, um caixeiro-viajante, se mudou com a família para St Louis alguns anos depois, ele e a sua irmã, tiveram dificuldade na adaptação à nova realidade na cidade. Tennessee Williams entrou na faculdade durante a Depressão e saiu, passados alguns anos, para trabalhar numa empresa de calçado. Por lá permaneceu, durante dois anos, passando as noites a escrever. Ingressou na Universidade de Iowa em 1938 e concluiu o seu curso, que conciliava com os horários de inúmeros e diversificados empregos que encontrava. Recebeu uma bolsa Rockefeller em 1940 com a peça BATTLE OF ANGELS, e ganhou o Prêmio Pulitzer, em 1948, com A STREETCAR NAMED DESIRE e, em 1955, com CAT ON A HOT TIN ROOF. Outras peças incluem SUMMER AND SMOKE, THE ROSE TATTOO, CAMINO REAL, BABY DOLL, THE GLASS MENAGERIE, ORPHEUS DESCENDING, SUDDENLY LAST SUMMER, A NOITE DA IGUANA, DOCE PÁSSARO DA JUVENTUDE e A PEÇA DE DOIS PERSONAGENS. Tennessee Williams morreu em 1983.
O Jardim Zoológico de Cristal é apresentado por gentileza da Universidade do Sul, Sewanee, Tennessee.
Universidade do Sul
A University of the South é uma universidade nacional de Artes Liberais e Seminário Episcopal e é a beneficiária, em homenagem ao avô de Williams, o reverendo Walter E. Dakin, que estudou no seminário da Universidade em 1895, do espólio de Tennessee Williams incluindo os direitos autorais de todas as suas obras. O Walter E. Dakin Memorial Fund foi criado para apoiar a Conferência de Escritores de Sewanee, a Conferência de Jovens Escritores de Sewanee e a Escola de Letras. O Fundo também oferece bolsas de estudos para estudantes que desejam seguir, profissionalmente, escrita criativa e, paralelamente, as bolsas são também concedidas anualmente a dramaturgos ou autores iniciantes, como Ann Patchett, Claire Messud, Tony Early e Mark Richard. O Tennessee Williams Center abriga e apoia o departamento de teatro da Universidade e suas produções teatrais.
Visite www.sewanee.edu para obter mais informações.
vídeos
audios













