Dezembro 2025

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
  • Ginásio do Ator
3
4
  • Curso de Cultura Teatral
5
6
7
8
9
  • Ginásio do Ator
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Poema da Semana

"O propósito do teatro é fazer o gesto recuperar o seu sentido, a palavra o seu tom insubstituível, permitir que o silêncio, como na boa música, seja também ouvido, e que o cenário não se limite ao decorativo e nem mesmo à moldura apenas – mas que todos esses elementos, aproximados de sua pureza teatral específica, formem a estrutura indivisível de um drama."

Clarice Lispector

5 mai a 6 jun 2021
qua a sáb, 20h
dom, 18h

Teatro Meridional, Lisboa

60 min
M/14

teoria da relatividade teoria da relatividade teoria da relatividade teoria da relatividade teoria da relatividade teoria da relatividade teoria da relatividade teoria da relatividade teoria da relatividade teoria da relatividade teoria da relatividade teoria da relatividade teoria da relatividade teoria da relatividade teoria da relatividade teoria da relatividade teoria da relatividade teoria da relatividade teoria da relatividade teoria da relatividade

sinopse

Uma autora de contos infantis vê-se acusada de ter escrito uma sátira política encapotada. Confrontada com as repercussões da escrita desses conteúdos, deve agora escolher entre defender a sua liberdade, criativa e ideológica, ou abdicar da sua individualidade artística em nome de uma suposta segurança.
Este é o tempo em que os limites entre a verdade e a mentira não dependem dos factos, mas da forma como os mesmos são assimilados, caracterizados e difundidos.

Actualmente, a mentira chama-se utilitarismo, ordem social, senso prático; disfarçou-se nestes nomes, julgando assim passar incógnita. A máscara deu-lhe prestígio, tornando-a misteriosa, e portanto, respeitada. De forma que a mentira, como ordem social, pode praticar impunemente, todos os assassinatos; como utilitarismo, todos os roubos; como senso prático, todas as tolices e loucuras.
A mentira reina sobre o mundo!

Teixeira de Pascoaes
in “A Saudade e o Saudosismo” (1952)

ficha técnica

texto Rui Xerez de Sousa
encenação e desenho de luz Miguel Seabra
interpretação Alfredo Brito (marido), Emanuel Arada (inspetor 2), Lígia Roque (escritora), Miguel Nunes (inspetor 1)
espaço cénico e figurinos Stéphane Alberto
música original e espaço sonoro Rui Rebelo
assistência de encenação Ana Rita Nabais
assistência de cenografia e direção de cena Marco Fonseca
operação técnica Gi Carvalho
montagem Marco Fonseca, Gi Carvalho, David Paredes
construção de cenário David Paredes
apoio aos figurinos Atelier Oficina
assistência de produção e comunicação Susana Monteiro, Rita Mendes
produção executiva Rita Conduto
direção artística Teatro Meridional Miguel Seabra e Natália Luiza

fotografias de cena

vídeos

audios

elenco

Alfredo Brito
Emanuel Arada
Lígia Roque
Miguel Nunes
veja também
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que lhe possamos proporcionar a melhor experiência de utilizador possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.