 
			O PROJETO
O Teatro Meridional é uma Companhia portuguesa vocacionada para a itinerância que procura nas suas montagens um estilo marcado pelo protagonismo do trabalho de interpretação do ator, fazendo da construção de cada objeto cénico uma aposta de pesquisa e experimentação.
As principais linhas de atuação artística do Teatro Meridional prendem-se com a encenação de textos originais (lançando o desafio a autores para arriscarem a escrita dramatúrgica), com a criação de novas dramaturgias baseadas em adaptações de textos não teatrais (com relevo para a ligação ao universo da lusofonia, procurando fazer da língua portuguesa um encontro com a sua própria história), com a encenação e adaptação de textos maiores da dramaturgia mundial, e com a criação de espetáculos onde a palavra não é a principal forma de comunicação cénica.
Companhia fundada em 1992, realizou até à data 77 produções, tendo já apresentado os seus trabalhos em 21 países – Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, EUA, França, Itália, Jordânia, Marrocos, México, Paraguai, Roménia, Rússia, São Tomé e Príncipe Timor, Uruguai – para além de realizar uma itinerância anual por Portugal continental e ilhas.
Os trabalhos do Teatro Meridional já foram distinguidos 34 vezes a nível nacional e 11 a nível internacional, dos quais se releva o Prémio Europa Novas Realidades Teatrais, 2010.
O ESPAÇO
Após treze anos de caminhos pelos teatros, pelos espaços emprestados, cedidos e alugados, pelo país, pelos países, pelo mundo, em 2005 o Teatro Meridional encontrou um espaço de trabalho e de apresentação de espetáculos na zona oriental de Lisboa (localização) onde dinamiza a sua atividade nuclear, de criação, experimentação, formação e partilha.
Independentemente do desafio que pressupõe ocupar e gerir um espaço físico em permanência, continuamos a assumir o compromisso de não nos sedentarizarmos nos projetos, procurando fazer de cada trabalho um desafio e uma aposta na pesquisa e na comunicabilidade. E comunicar pressupõe, necessariamente, ter sempre o público do outro lado de nós, ao nosso lado.
Sejam, por isso, muito bem vindos ao nosso site e à “Melhor Sala de Espetáculos do Poço do Bispo”. 
