Dezembro 2025

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Poema da Semana

"O propósito do teatro é fazer o gesto recuperar o seu sentido, a palavra o seu tom insubstituível, permitir que o silêncio, como na boa música, seja também ouvido, e que o cenário não se limite ao decorativo e nem mesmo à moldura apenas – mas que todos esses elementos, aproximados de sua pureza teatral específica, formem a estrutura indivisível de um drama."

Clarice Lispector

ESTREIA
8 de Julho 2016 / 33º Festival Internacional de Teatro de Almada

TEMPORADA TM
13 a 31 jul 2016

TEMPORADA TM 25 ANOS
22 fev a 12 mar 2017

1h10
M/16

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sinopse

Um professor, especializado em todas as áreas do conhecimento, recebe na sua própria casa alunas que pretendem apresentar-se às provas de doutoramento.

Uma nova aluna vem apresentar-se para fazer a sua formação específica e todo o diálogo ocorre num universo pleno de absurdo, de uma perversidade subliminar que se vai tornando cada vez mais evidente, tudo evoluindo através da manipulação da linguagem. E subjacente à linguagem, emerge todo o universo das relações humanas, desde o questionamento sobre o conhecimento, ao sexo e dominação ideológica.

A LIÇÃO é um texto que começa por aparentar ser uma sátira sobre os processos do ensino e a aquisição das aprendizagens. No entanto, à medida que a acção se vai desenrolando, o tom de farsa vai adensando em tragédia, contendo também a própria tragédia, uma dimensão, só na aparência, paródica.

SOBRE O ESPETÁCULO

Como Joseph Goebble, ministro da Propaganda de Adolf Hitler, dizia “uma mentira repetida mil vezes, torna-se verdade”.

Neste momento do mundo em que os processos de comunicação aparentemente tornam mais próximas as relações humanas, deparamo-nos com o efeito precisamente contrário em que o fechamento do individuo sobre si próprio é uma evidência inequívoca. E, como consequência desse afastamento do outro, a acção política manipulatória ressurge em todo o seu esplendor, através de processos onde o medo e a ignorância – que estão sempre directamente ligados – são socialmente usados sem nenhum tipo de pudor.

Também o Professor desta peça, manipulador e manipulado, repete exaustivamente pequenas e infundadas “teorias”, convocando processos de assimilação, de aprendizagem pela repetição, ausentes de qualquer tipo de regra ou lógica, destruturando o pensamento da aluna e ele próprio ausente de qualquer tipo de estrutura. A aluna já formatada pelo mundo de “onde vem”, dispensa também ela o processo de raciocínio, sendo capaz de chegar a resultados matemáticos intangíveis pelo uso exclusivo da memorização.

Escrito no período do pós-guerra, numa Europa ferida e destruída pelo nazismo em que a verdade e a mentira continuavam nebulosas, este texto remete-nos para o poder da linguagem como arma poderosa capaz de galvanizar e promover respostas colectivas e acéfalas das multidões.

Hoje, os discursos na forma de múltiplas linguagens que vêm da Europa são outros, mas a verdade e a mentira continua a ser projectada sobre os cidadãos, cabendo-nos pouco mais que a assimilação e o cumprimento das regras, enquanto também nós, tal como a aluna do texto de Ionesco, vamos soçobrando sob lógicas que nos ultrapassam e processos que desconhecemos. O absurdo, parece continuar, dolorosamente actual.

ficha técnica

Texto Eugène Ionesco
Tradução Ernesto Sampaio
Versão Final Miguel Seabra e Natália Luiza
Encenação Miguel Seabra
Interpretação Elsa Galvão, Miguel Seabra e Sara Barros Leitão
Espaço Cénico e Figurinos Marta Carreiras
Música Original e Espaço Sonoro Rui Rebelo
Desenho de Luz Nuno Meira
Fotografia João Tuna
Assistência de Encenação Vítor Alves da Silva
Assistência de Cenografia e Direcção de Cena Marco Fonseca
Montagem Marco Fonseca e Paulo Gomes
Operação Técnica Paulo Gomes
Produção Executiva Rita Conduto
Assistência de Produção Susana Monteiro
Assessoria Jurídica Diogo Salema
Assessoria de Gestão Mónica Almeida
Produção Teatro Meridional 2016
Direcção Artística do Teatro Meridional Miguel Seabra e Natália Luiza

Agradecimentos Maria João da Rocha Afonso, Maria João Brilhante, Luísa Castro (Karnart), Gelu Savonea, Marinela Banioti, Rui de Luna

ESTREIA
8 jul 2016 – 33º Festival Internacional de Teatro de Almada (Escola D. António da Costa – Palco Grande)

TEMPORADA TM
13 a 31 jul 2016

TEMPORADA TM 25 ANOS
22 fev a 12 mar 2017

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Elsa Galvão
Miguel Seabra
Sara Barros Leitão
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