Outubro 2025

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
  • SENHORA KLEIN
3
  • SENHORA KLEIN
4
  • SENHORA KLEIN
5
  • SENHORA KLEIN
6
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
7
  • Ginásio do Ator
8
  • SENHORA KLEIN
9
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
10
  • SENHORA KLEIN
11
  • SENHORA KLEIN
12
  • SENHORA KLEIN
13
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
14
  • Ginásio do Ator
15
  • SENHORA KLEIN
16
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
17
  • SENHORA KLEIN
18
  • SENHORA KLEIN
19
  • SENHORA KLEIN
20
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
  • SENHORA KLEIN
21
  • Ginásio do Ator
22
  • SENHORA KLEIN
23
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
24
  • SENHORA KLEIN
25
  • SENHORA KLEIN
26
  • SENHORA KLEIN
27
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
28
  • Ginásio do Ator
29
  • SENHORA KLEIN
30
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
31
  • SENHORA KLEIN

Poema da Semana

"O propósito do teatro é fazer o gesto recuperar o seu sentido, a palavra o seu tom insubstituível, permitir que o silêncio, como na boa música, seja também ouvido, e que o cenário não se limite ao decorativo e nem mesmo à moldura apenas – mas que todos esses elementos, aproximados de sua pureza teatral específica, formem a estrutura indivisível de um drama."

Clarice Lispector

coprodução Teatro Meridional e Primeiros Sintomas

12 jan a 13 fev 2005

Teatro da Trindade, Lisboa
Sala Estúdio

90 min
M/12

endgame revisitado endgame revisitado endgame revisitado endgame revisitado endgame revisitado endgame revisitado endgame revisitado endgame revisitado endgame revisitado endgame revisitado endgame revisitado endgame revisitado endgame revisitado endgame revisitado endgame revisitado endgame revisitado endgame revisitado endgame revisitado endgame revisitado endgame revisitado endgame revisitado endgame revisitado endgame revisitado endgame revisitado endgame revisitado endgame revisitado endgame revisitado endgame revisitado endgame revisitado endgame revisitado endgame revisitado endgame revisitado endgame revisitado endgame revisitado endgame revisitado

sinopse

Endgame é talvez a peça mais emblemática de Samuel Beckett. Pelo seu sentido trágico e cómico, pela maturidade da escrita e da construção dramática. Escrita originalmente em francês (Fin de Partie – 1957) foi traduzida pelo autor para inglês em 1958 com o título Endgame. Confinados a um espaço fechado apenas com duas pequenas janelas que dão para um mundo de desolação onde o mar e a terra são uma única cor cinzenta, quatro personagens procuram o fim. Hamm, o patriarca, meio Hamlet, impossibilitado de ver e de se levantar, comanda o patético e trágico universo da peça e simboliza, segundo Beckett, um mau jogador neste sórdido jogo existêncial. Clov, meio escravo meio filho de Hamm, ameaça com recorrência que se vai embora, tal como Hamm do mesmo modo lhe pede que desampare. Mas a peça é ambígua entre o poder e a vontade e liga os dois personagens a uma relação de interdependência, de sadismo e de banalidade. Nagg e Nell, os pais de Hamm, estão dentro de dois caixotes e presos à memória de um tempo que se supõe ter existido outrora, em relação a um outro que se mantém imutável e que parece estar sempre aquém do fim.

Endgame é uma peça circular onde, segundo Beckett, pelas palavras de Hamm – “o fim está no princípio e no entanto prosseguimos.”

ficha técnica

Autoria Samuel Beckett
Tradução Francisco Luís Parreira
Encenação Bruno Bravo
Interpretação Diogo Infante (Hamm), Miguel Seabra (Clov), Gonçalo Amorim (Nagg) e Raquel Dias (Nell)
Cenografia Stéphane Alberto
Figurinos Chissangue Afonso
Desenho de Luz Miguel Seabra
Registo de Vídeo Edgar Feldman
Design Gráfico Mackintóxico
Assessoria de Imprensa Joaquim René
Fotografia de Cena Patrícia Poção e Rui Mateus
Montagem e Operação Técnica José Manuel Rodrigues
Artwork Mackintóxico
Construção e Carpintaria António Neto, Mimil e Nelson Reis
Colaboradores Leônia Charneca, José Teixeira, Sérgio Delgado e Zé Mateus
Produção Temporada Mafalda Gouveia e Catarina Mascarenhas (Primeiros Sintomas)
Produção Itinerância Mónica Almeida e Célia Pires (Teatro Meridional)
Co-Produção Teatro Meridional e Primeiros Sintomas

ITINERÂNCIA NACIONAL 2005

17 a 19 fev, Teatro Carlos Alberto, Porto
25 a 26 fev, Teatro Municipal Viriato, Viseu
5 mar, Teatro Curvo Semedo, Montemor-o-Novo
11 e 12 mar, Auditório Municipal Eunice Muñoz, Oeiras
17 mar, Teatro Municipal de Bragança, Bragança
19 mar, Centro Cultural, Paredes de Coura
25 e 26 mar, Centro de Artes Performativas do Algarve, Faro
29 mar, Auditório Municipal, Pinhal Novo
2 abr, Teatro Aveirense, Aveiro
9 abr, Cine-Teatro Louletano, Loulé
16 abr, Auditório Ramo Grande, Terceira, Açores

fotografias de cena

vídeos

audios

elenco

Diogo Infante
Miguel Seabra
Gonçalo Amorim
Raquel Dias
veja também
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que lhe possamos proporcionar a melhor experiência de utilizador possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.