Outubro 2025

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
  • SENHORA KLEIN
3
  • SENHORA KLEIN
4
  • SENHORA KLEIN
5
  • SENHORA KLEIN
6
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
7
  • Ginásio do Ator
8
  • SENHORA KLEIN
9
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
10
  • SENHORA KLEIN
11
  • SENHORA KLEIN
12
  • SENHORA KLEIN
13
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
14
  • Ginásio do Ator
15
  • SENHORA KLEIN
16
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
17
  • SENHORA KLEIN
18
  • SENHORA KLEIN
19
  • SENHORA KLEIN
20
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
  • SENHORA KLEIN
21
  • Ginásio do Ator
22
  • SENHORA KLEIN
23
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
24
  • SENHORA KLEIN
25
  • SENHORA KLEIN
26
  • SENHORA KLEIN
27
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
28
  • Ginásio do Ator
29
  • SENHORA KLEIN
30
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
31
  • SENHORA KLEIN

Poema da Semana

"O propósito do teatro é fazer o gesto recuperar o seu sentido, a palavra o seu tom insubstituível, permitir que o silêncio, como na boa música, seja também ouvido, e que o cenário não se limite ao decorativo e nem mesmo à moldura apenas – mas que todos esses elementos, aproximados de sua pureza teatral específica, formem a estrutura indivisível de um drama."

Clarice Lispector

coprodução Teatro Meridional e Centro Cultural de Belém

9 a 17 out 2004
Teatro Garcia de Resende, Évora

27 out a 28 nov 2004
Teatro da Garagem, Lisboa

65 min
M/6

para além do tejo para além do tejo para além do tejo para além do tejo para além do tejo para além do tejo para além do tejo para além do tejo para além do tejo para além do tejo para além do tejo para além do tejo para além do tejo para além do tejo para além do tejo para além do tejo para além do tejo para além do tejo para além do tejo para além do tejo para além do tejo para além do tejo para além do tejo para além do tejo para além do tejo para além do tejo para além do tejo para além do tejo para além do tejo para além do tejo para além do tejo para além do tejo

sinopse

Os pressupostos conceptuais de construção deste espectáculo assentaram na procura de um trabalho de exploração da linguagem gestual, visando tornar expressivo um universo que identificasse o Alentejo. Não um universo antropológico e mimético, mas a escolha significativa do olhar que se detém no real e depois o fragmenta, para novamente o articular artisticamente. A construção do espectáculo teve por base da sua pesquisa duas residências artísticas no distrito de Évora, com deslocações a algumas instituições, recolhas literárias, fotográficas, musicais e, sobretudo, interagindo humana e localmente com pessoas de todos os níveis etários. O processo de trabalho teve como uma das principais linhas de força a descoberta cénica a partir de improvisações temáticas. Assim, fomos construindo pequenas histórias que se tornaram teatro em cena, e uma primeira apresentação pública deste espectáculo em construção foi feita no dia 19 de Outubro de 2003, no Palácio D. Manuel, em Évora. O trabalho técnico e artístico que se desenvolveu ao longo deste percurso incluiu vários workshops – Técnica da Máscara, Teatro Gestual e Taiji Qigong – e um período de trabalho de criação específica direccionada para a edificação final do espectáculo. Do ponto de vista dramatúrgico, este espectáculo não apresenta uma sequência narrativa linear, fazendo como que um percurso evolutivo em flash-back, da 3ª para a 1ª idade, do Inverno para a primavera, onde procurámos trabalhar diferentes dicotomias: Luz e Sombra, Movimento e Quietude, Som e Silêncio, o Visível e o Oculto. Nesta nossa experiência teatral direccionada, onde a palavra não é elemento preponderante, o espaço sonoro adquiriu importância vital como dinamizador da poética cénica, sendo que o trabalho plástico e de figurinos materializa cumplicemente essa mesma poética, cabendo ao desenho de luz o papel de sublinhar emocionalmente as várias nuances pelas quais o espectáculo é atravessado.

ficha técnica

Concepção e Direcção Cénica Miguel Seabra
Assistência Artística Natália Luíza
Interpretação Adriano Carvalho, Carla Galvão, Fernando Mota, Gonçalo Waddington, Mónica Garnel, Nuno Lopes e Romeu Costa
Música Original e Espaço Sonoro Fernando Mota
Espaço Cénico e Figurinos Marta Carreiras
Desenho de Luz Miguel Seabra e José Rodrigues
Assistência de Encenação Carla Maciel
Atelier de Técnica da Máscara Nuno Pino Custódio
Atelier de Teatro Gestual Artur Ribeiro e André Curti (Dos à Deux – Paris)
Tai Ji Qi Gong Pedro Rodrigues
Fotografia e Vídeo Patrícia Poção e Rui Mateus
Realização Gráfica João Nuno Represas
Realização de Figurinos Mestra Catarina Santos e Arlete Campos
Montagem e Operação Técnica José Manuel Rodrigues
Consultadoria Jurídica Diogo Salema da Costa
Assessoria de Imprensa Joaquim René
Produção Executiva Narcisa Costa (2003) e Célia Pires (2004)
Direcção de Produção Mónica Almeida
Co-Produção Teatro Meridional e CCB / Cendro de Pedagogia e Animação

Agradecimentos: Carlos Pessoa, Conceição Cabrita, Dora Nobre, Fernando Galrito, Inês de Carvalho, João Carlos Marques, João Jacinto, Gustavo Poção Mateus, Luís Costa, Luis Vasco, Maria João Vicente, Marlene Charneca, Miguel Poção, Patrícia Almeida, Paula Nora, Vicência Moreira e às equipas do Teatro da Garagem, do Teatro Garcia de Resende e do Festival Percursos.

Projecto integrado no PERCURSOS 2004 – Festival Europeu de Artes do Espectáculo para um Público Jovem

PRÉMIOS

Prémio Nacional da Crítica 2004 – Associação Portuguesa de Críticos de Teatro

fotografias de cena

vídeos

audios

elenco

Adriano Carvalho
Carla Galvão
Fernando Mota
Gonçalo Waddington
Mónica Garnel
Nuno Lopes
Romeu Costa
veja também
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que lhe possamos proporcionar a melhor experiência de utilizador possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.