de Nicolas Wright
2 out a 9 nov 2025
11 a 16 fev 2019
seg, ter, qui e sex, 19h30 às 22h30
sáb, 11h às 14h
oficina de clown • oficina de clown • oficina de clown • oficina de clown • oficina de clown • oficina de clown • oficina de clown • oficina de clown • oficina de clown • oficina de clown • oficina de clown • oficina de clown • oficina de clown • oficina de clown • oficina de clown • oficina de clown • oficina de clown • oficina de clown • oficina de clown • oficina de clown • oficina de clown • oficina de clown • oficina de clown • oficina de clown • oficina de clown • oficina de clown • oficina de clown • oficina de clown • oficina de clown • oficina de clown • oficina de clown • oficina de clown • oficina de clown • oficina de clown • oficina de clown • oficina de clown
Formador(es)
Margarida Gonçalves
apresentação
“O clown não representa: ele é o que faz (…) Não se trata de uma personagem, ou seja, de uma entidade externa a nós, mas a ampliação e dilatação dos aspectos ingénuos, puros, humanos do nosso próprio ser.”
Lecoq, J
Esta oficina de trabalho, propõe criar uma metodologia onde se usa a criatividade para criar um vocabulário físico, através da exploração de um ponto de vista muito particular sobre o mundo, subvertendo-o e fazendo-o adquirir uma visão poética, risível, ingénua, idiota, sem nunca ter medo do ridículo, sem nunca ter medo de falhar, porque é na falha que o clown se revela. Como fazer rir? E se não fizer rir, se falhar? Qual a dinâmica desse jogo?
Como consegue o actor enganar o próprio conhecimento, transgredindo-o? Estaremos nós atores tão conscientes do espaço físico, de quem nos rodeia, e capazes de trabalhar sobre o tema “Improvisa Já?” O que acontece quando colocamos a mais pequena máscara?
DURAÇÃO: 15 horas (5 sessões)
PÚBLICO-ALVO: Estudantes e Profissionais de Espectáculo
LOCAL: Teatro Meridional, Lisboa
inscrição e condições de pagamento
VALOR: 75€
Enviar CV actualizado para producao@teatromeridional.net
biografias
MARGARIDA GONÇALVES
Porto, 1975. Frequentou o curso Teatro/Interpretação na Academia Contemporânea do Espectáculo. Frequentou o curso de Clown na École Philipe Gaulier em Londres. Iniciou o seu percurso como actriz em 1997 com o Teatro Bruto. Colaborou em produções no Teatro Nacional S. João, Companhia de Teatro de Almada, Companhia do Chapitô, Escola de Mulheres, Companhia Paulo Ribeiro,Teatro Meridional, Circolando, Teatro do Bolhão, etc.
Trabalhou com Joana Providência, Alan Richardson, Peta Lilly, André Riot Sarcey, Marcos Barbosa, José Wallenstein, António Capelo, António Fonseca, Joaquim Benite, Rogério de Carvalho, John Mowat, Paulo Ribeiro, Ana Luena, Marta Lapa, Madalena Vitorino, Miguel Seabra, entre outros.Foi responsável pelo Movimento nos espetáculos “Uma Família Portuguesa” encenado por Cristina Carvalhal, uma produção do Teatro Aberto, e em “Deserto, Deserto” e “Guernica” ambos encenados por Carlos Avillez ambas produções do Teatro Experimental de Cascais.Lecciona Teatro Fisico/Clown na Academia Contemporânea do Espectáculo (Porto e Famalicão).
fotografias



