Dezembro 2025

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
  • Ginásio do Ator
3
4
  • Curso de Cultura Teatral
5
6
7
8
9
  • Ginásio do Ator
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Poema da Semana

"O propósito do teatro é fazer o gesto recuperar o seu sentido, a palavra o seu tom insubstituível, permitir que o silêncio, como na boa música, seja também ouvido, e que o cenário não se limite ao decorativo e nem mesmo à moldura apenas – mas que todos esses elementos, aproximados de sua pureza teatral específica, formem a estrutura indivisível de um drama."

Clarice Lispector

TM ACOLHIMENTO
Ritual de Domingo

14 a 17 nov 2019
qui a sáb, 21h30
dom, 16h

Teatro Meridional, Lisboa

80 min
M/14

ivan ou a dúvida ivan ou a dúvida ivan ou a dúvida ivan ou a dúvida ivan ou a dúvida ivan ou a dúvida ivan ou a dúvida ivan ou a dúvida ivan ou a dúvida ivan ou a dúvida ivan ou a dúvida ivan ou a dúvida ivan ou a dúvida ivan ou a dúvida ivan ou a dúvida ivan ou a dúvida ivan ou a dúvida ivan ou a dúvida ivan ou a dúvida ivan ou a dúvida ivan ou a dúvida ivan ou a dúvida ivan ou a dúvida ivan ou a dúvida ivan ou a dúvida ivan ou a dúvida ivan ou a dúvida ivan ou a dúvida ivan ou a dúvida ivan ou a dúvida ivan ou a dúvida ivan ou a dúvida ivan ou a dúvida ivan ou a dúvida ivan ou a dúvida

sinopse

Ivan, o enigma. Ivan, o homem que desafia Deus. Aquele que recusa aceitar o dogma sem lhe compreender os fundamentos. Aquele que representa a eterna questão de Dostoiévski: Deus existe? Mas mais do que a questão religiosa e teológica, trata-se aqui da questão da consciência, da liberdade de escolha, desse “terrível dom” que é o livre arbítrio, com que a Humanidade se tem atormentado durante séculos e séculos.

SOBRE O ESPETÁCULO

“Se Deus não existe, tudo é permitido ao homem”

Em 2015, a encenadora Sónia Barbosa iniciou uma pesquisa de criação teatral, com base na obra Os Irmãos Karamázov, de Fiódor Dostoiévski. Depois de duas residências e duas apresentações informais do trabalho já desenvolvido, Sónia Barbosa completa a 1ª fase do Projecto Karamázov com a estreia do espectáculo “Ivan ou a Dúvida”.

Partindo da ideia de que todo o homem é senhor de si mesmo, fruto das suas escolhas e consciência, Ivan Karamázov coloca-se acima da ideia de bem e de mal. Mas desta sua concepção do mundo nasce a semente do crime mais hediondo: o parricídio. Será ele capaz de viver com as próprias escolhas?

O espectáculo, cuja dramaturgia é muito próxima das palavras do autor russo, é construído a partir de uma relação entre a cena e os espectadores que joga com factores como a proximidade e a distância, a utilização não convencional de espaços e o inesperado. Mais do que num espaço físico, estamos num espaço mental, em que todos (intérpretes e espectadores) habitam o campo de batalha interior do protagonista.

Num ano em que se assinalam os 100 anos da Revolução Russa de 1917, Dostoiévski guia-nos pela psique de um povo em profunda transformação, partindo da Rússia para o Mundo, universalizando questões importantes do final do Século XIX como a existência de Deus, a luta de classes, a natureza Humana e o princípio da liberdade. Questões que nos assolam também neste início de século XXI.

ficha técnica

Encenação e dramaturgia Sónia Barbosa
Interpretação João Jacinto, João Miguel Mota e Nuno Nunes
Espaço cénico e figurinos Ana Limpinho
Desenho de luz Cristóvão Cunha
Consultoria musical Ana Bento
Assistência de produção Rúben Marques
Comunicação geral do projecto Nuno Rodrigues
Fotografia Fernando Rodrigues e Luís Belo
Registo de vídeo Luís Belo

Co-produção Teatro Viriato e Ritual de Domingo – Associação Artística

Apoios Fundação GDA, Freguesia de Viseu, Naco, ACERT, Contraponto, Fundação Lapa do Lobo, Lugar Presente, Companhia Paulo Ribeiro e Escola Superior de Educação de Viseu

fotografias de cena

vídeos

audios

elenco

veja também
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que lhe possamos proporcionar a melhor experiência de utilizador possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.