Dezembro 2025

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
  • Ginásio do Ator
3
4
  • Curso de Cultura Teatral
5
6
7
8
9
  • Ginásio do Ator
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Poema da Semana

"O propósito do teatro é fazer o gesto recuperar o seu sentido, a palavra o seu tom insubstituível, permitir que o silêncio, como na boa música, seja também ouvido, e que o cenário não se limite ao decorativo e nem mesmo à moldura apenas – mas que todos esses elementos, aproximados de sua pureza teatral específica, formem a estrutura indivisível de um drama."

Clarice Lispector

TM ACOLLHIMENTO
COMPOTA / sentidosilimitados

criatividade e colaboração
(dança + música + vídeo + palavra + desenho)

8 e 9 jun 2018
sex, 22h
sáb, 17h e 22h

Teatro Meridional, Lisboa

60 min
M/6

COMPOTA. improvisação multidisciplinar COMPOTA. improvisação multidisciplinar COMPOTA. improvisação multidisciplinar COMPOTA. improvisação multidisciplinar COMPOTA. improvisação multidisciplinar COMPOTA. improvisação multidisciplinar COMPOTA. improvisação multidisciplinar COMPOTA. improvisação multidisciplinar COMPOTA. improvisação multidisciplinar COMPOTA. improvisação multidisciplinar COMPOTA. improvisação multidisciplinar COMPOTA. improvisação multidisciplinar COMPOTA. improvisação multidisciplinar COMPOTA. improvisação multidisciplinar COMPOTA. improvisação multidisciplinar COMPOTA. improvisação multidisciplinar COMPOTA. improvisação multidisciplinar COMPOTA. improvisação multidisciplinar COMPOTA. improvisação multidisciplinar COMPOTA. improvisação multidisciplinar COMPOTA. improvisação multidisciplinar COMPOTA. improvisação multidisciplinar COMPOTA. improvisação multidisciplinar COMPOTA. improvisação multidisciplinar COMPOTA. improvisação multidisciplinar

sinopse

Compota do inglês “Jam”, termo originário da cultura do Jazz que designa a improvisação colectiva de músicos, é um projecto independente que, desde 2004, reúne interpretes e criadores de diferentes disciplinas em sessões de pesquisa e criação, formação e espectáculos.
A partir de 2012 surgem as Residências de criação oferecendo a diferentes equipas a oportunidade de trabalhar colaborativamente para a criação de espectáculos originais em apenas cinco dias, utilizando a improvisação e a composição estruturada.

A Residência Compota no Teatro Meridional inspira-se em Agostinho da Silva (1906-1994), filósofo, poeta e ensaísta, um dos mais importantes intelectuais portugueses do século XX, e reúne artistas profissionais com alunos da Licenciatura em Dança da Escola Superior de Dança (IPL).

ficha técnica

Paula Pinto . coordenação artística
João Cunha . orientação pedagógica
Bárbara Simões da Hora . vídeo e fotografia
Isabel Peres . figurinos
Intérpretes:
Ana Branquinho, Ângelo Cid Neto, Fernando Chainço, Ileana Brancoveanu, Inês Coimbra, Joana Carvalho, Joana Simões, Luís Martinez, Victor Hugo Afonso e Vitor Martins (movimento e voz)
Luís Fernandes (ambientes sonoros)
Miguel Mira (violoncelo e desenho)
Daniel Rondulha e Carlotta Premazzi (criação vídeo)

fotografias de cena

vídeos

audios

elenco

veja também
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que lhe possamos proporcionar a melhor experiência de utilizador possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.