Outubro 2025

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
  • SENHORA KLEIN
3
  • SENHORA KLEIN
4
  • SENHORA KLEIN
5
  • SENHORA KLEIN
6
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
7
  • Ginásio do Ator
8
  • SENHORA KLEIN
9
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
10
  • SENHORA KLEIN
11
  • SENHORA KLEIN
12
  • SENHORA KLEIN
13
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
14
  • Ginásio do Ator
15
  • SENHORA KLEIN
16
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
17
  • SENHORA KLEIN
18
  • SENHORA KLEIN
19
  • SENHORA KLEIN
20
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
  • SENHORA KLEIN
21
  • Ginásio do Ator
22
  • SENHORA KLEIN
23
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
24
  • SENHORA KLEIN
25
  • SENHORA KLEIN
26
  • SENHORA KLEIN
27
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
28
  • Ginásio do Ator
29
  • SENHORA KLEIN
30
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
31
  • SENHORA KLEIN

Poema da Semana

"O propósito do teatro é fazer o gesto recuperar o seu sentido, a palavra o seu tom insubstituível, permitir que o silêncio, como na boa música, seja também ouvido, e que o cenário não se limite ao decorativo e nem mesmo à moldura apenas – mas que todos esses elementos, aproximados de sua pureza teatral específica, formem a estrutura indivisível de um drama."

Clarice Lispector

TM ACOLHIMENTO
CPBC

1 e 2 out
sáb, 16h e 21h
dom, 16h

Teatro Meridional, Lisboa

100 min
M/6 (com intervalo)

apperception plotline corrente tabula rasa apperception plotline corrente tabula rasa apperception plotline corrente tabula rasa apperception plotline corrente tabula rasa apperception plotline corrente tabula rasa apperception plotline corrente tabula rasa apperception plotline corrente tabula rasa

sinopse

APPERCEPTION PLOTLINE

Um encontro basilar entre o olhar e o ver, uma interpretação infinita dos quadros dançantes, uma experiência individualista sobre o que o nos prende a atenção. Nota ao espectador: A obra que se segue é composta por vários momentos. Estes podem ser vistos em qualquer sequência. Todos os momentos se restringem à discussão de um número limitado de aspectos em cada assunto. Desencadear um processo de questionamento visual é o objectivo essencial deste espectáculo.
Margarida Belo Costa

CORRENTE

Teremos realmente poder de escolha numa sociedade que condiciona as nossas experiências e tomadas de decisão? Corrente, enquanto reflexão, procura pensar o estado da sociedade de hoje. Vivemos condicionados por estruturas que nos habituamos a aceitar, de organização e de pensamento, sem lhes dedicar séria atenção. Deixamo-nos levar pela corrente dos nossos dias, que é rio e prisão, conforto e domínio, e aceitamos convictamente um enredo de sistemas que dita como vivemos, iludindo-nos de que essa força tem realmente um peso determinante. O foco do projeto é explorar os limites daquilo que tomamos como sendo o nosso livre-arbítrio e a forma como estas considerações estão na origem um tanto misteriosa e ilógica das escolhas que fazemos.
Beatriz Mira e Tiago Barreiros

TABULA RASA

Declaração de silêncio, um manifesto de concentração das coisas importantes.
Eu acrescento (coisas simples; as pessoas)
Benvindo Fonseca

ficha técnica

APPERCEPTION PLOTLINE (36 min)
coreografia Margarida Belo Costa bailarinos Beatriz Mira, Francisco Ferreira, Maria Mira, Rita Carpinteiro, Tiago Barreiros ensaiador Ricardo Henriques música original Nuno da Rocha e André Hencleeday figurinos Margarida Belo Costa desenho de Luz Margarida Belo Costa

CORRENTE (10 min)
coreografia Beatriz Mira e Tiago Barreiros bailarinos Beatriz Mira e Tiago Barreiros ensaiador Francisco Ferreira música original Pedro Barreiros figurinos Sara Leme desenho de luz Beatriz Mira e Tiago Barreiros

TABULA RASA (40 min)
coreografia Benvindo Fonseca bailarinos Beatriz Mira, Francisco Ferreira, Ísis Magro de Sá, Lucas Ribeiro, Maria Mira, Ricardo Henriques, Rita Baptista, Rita Carpinteiro, Sara Casal, Tiago Barreiros músico Miguel Berkemeier ensaiadores Liliana Mendonça e Tiago Barreiros música Tabula Rasa, de Arvo Pärt; Wonderfull World, letra de George David Weiss, música de Bob Thiele música original Amore Infinito Amore, de Miguel Berkemeier figurinos Fauze desenho de luz Benvindo Fonseca e Ricardo Campos videografia Ricardo Henriques

FICHA TÉCNICA CPBC
direção Vasco Wellenkamp direção artística Cláudia Sampaio consultoria artística Liliana Mendonça direção de produção Cláudia Alfaiate assistência à produção Anabela Cachinho gestão financeira Bernardo Beja comunicação e imagem Rita Carpinteiro director técnico Ricardo Campos direção de cena Cláudia Alfaiate apoio República Portuguesa – Cultura / Direção- Geral das Artes principal parceiro da CPBC Allianz Portugal apoio às digressões RHmais apoio às instalações Câmara Municipal de Lisboa apoio à fisioterapia Movimento Encadeado

COMPANHIA PORTUGUESA DE BAILADO CONTEMPORÂNEO (CPBC)

A CPBC, fundada em 1997, por Vasco Wellenkamp, foi pensada como uma companhia de repertorio, permitindo a Wellenkamp continuar a desenvolver o trabalho que iniciou no Ballet Gulbenkian, enquanto coreografo principal dessa companhia. A CPBC ao longo do tempo tornou-se num espaco onde coreografos, bailarinos, criadores e interpretes de várias areas artísticas pudessem pesquisar, desenvolver e amadurecer as suas linguagens construindo uma experiencia artistica comum. Este modelo de companhia, teve como matriz as companhias europeias de repertório contemporâneo. Com um repertório principalmente criado pelo seu fundador e com um grupo de bailarinos de grande qualidade técnica e artística, formados na CPBC, a companhia conquistou ao longo dos últimos 24 anos uma excecionalidade e uma reputação na dança contemporânea internacionalmente reconhecida. Para alem das obras de Vasco Wellenkamp, criaram para a companhia coreografos nacionais e internacionais como Nils Christe, Rui Lopes Graca, Gagik Ismailian, Henri Oguike, Nathalie Bard, Tindaro Silvano, David Fielding, Rami Levi, Darshan Singh Buhller, Ronald Malzer, Jan Linkens, Benvindo Fonseca, Barbara Griggi, Pedro Goucha Gomes, Andre Mesquita, Patrick Delcroix, Clara Andermatt, Miguel Ramalho, Margarida Belo Costa. Desde 2020, a CPBC, a par com o seu trabalho de criação e manutenção de repertório, ganha um novo fôlego e aposta de uma forma mais consistente e organizada na partilha do espaço de ensaios, criando para o efeito o Armazém da Dança, projeto que visa o acolhimento de estruturas e artistas sem espaço de criação e apresentação próprios.

Em Novembro de 2021, Cláudia Sampaio assume a direção artística da CPBC, tendo como missão a manutenção da linha estética de Wellenkamp e apostando na abertura das portas da companhia a novos desafios artísticos. Pretende-se que a CPBC seja um espaço de e para todos, assente nas bases da criação e disseminação da cultura em todas as suas formas de expressão.

fotografias de cena

vídeos

audios

elenco

veja também
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que lhe possamos proporcionar a melhor experiência de utilizador possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.