Dezembro 2025

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
  • Ginásio do Ator
3
4
  • Curso de Cultura Teatral
5
6
7
8
9
  • Ginásio do Ator
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Poema da Semana

"O propósito do teatro é fazer o gesto recuperar o seu sentido, a palavra o seu tom insubstituível, permitir que o silêncio, como na boa música, seja também ouvido, e que o cenário não se limite ao decorativo e nem mesmo à moldura apenas – mas que todos esses elementos, aproximados de sua pureza teatral específica, formem a estrutura indivisível de um drama."

Clarice Lispector

TM ACOLHIMENTO
PALCO13

18 a 29 jul 2018
qua a sáb, 22h
dom, 17h

Teatro Meridional, Lisboa

1h20 min (com intervalo)
M/12

ricardo II ricardo II ricardo II ricardo II ricardo II ricardo II ricardo II ricardo II ricardo II ricardo II ricardo II ricardo II ricardo II ricardo II ricardo II ricardo II ricardo II ricardo II ricardo II ricardo II ricardo II ricardo II ricardo II ricardo II ricardo II ricardo II ricardo II ricardo II ricardo II ricardo II ricardo II ricardo II ricardo II ricardo II ricardo II ricardo II

sinopse

O que é o poder? Como se define? Quem o legitima? A quem cabe? O que o segura? Como se deve exercer? Que responsabilidades cabem a quem o detém? E terá aquele sobre quem se exerce alguma palavra a dizer? Até onde deve ir a lealdade ao detentor legítimo do poder, qual é o ponto onde esse dever se quebra sobrepondo-se-lhe o imperativo da revolta, da desobediência? E em que termos será legítima – ou legitimável – a usurpação violenta desse poder?

Todas estas – e muitas mais – questões atravessaram os séculos e acompanharam os homens desde que as sociedades se organizaram em estruturas hierarquizadas. Há quatrocentos anos, Shakespeare levou-as mais uma vez à cena, segundo os padrões de pensamento da sua época, dando-lhes corpo na figura de Ricardo II. Hoje, levantamos as mesmas perguntas, confrontamo-nos com as mesmas questões. À nossa maneira, com a nossa forma de ver. Shakespeare legou-nos um edifício, cabe-nos agora ocupá-lo com aquilo que somos, com a forma como nós, PALCO13, vemos o mundo nos dias que vivemos. Shakespeare deu-nos as fundações, a base: cabe-nos agora construir sobre ela… Em 2018.

ficha técnica

Texto William Shakespeare

Encenação Marco Medeiros
Versão e Dramaturgia Maria João da Rocha Afonso
Assistente de Encenação David Ferreira, Gláucia Noémi

Interpretação Cátia Ribeiro, Gonçalo Carvalho, João Craveiro, João Vicente, Lúcia Moniz, Luís Lobão, Rita Tristão da Silva, Tiago Retrê e Romeu Vala

Operação Técnica João Cruz, Ricardo Sousa
Desenho de Som João Cruz
Desenho de Luz Marco Medeiros

Esgrima Mestre Eugénio Roque
Apoio Corporal Bruno Cochat
Figurinos Leonor Biscaia, Maria Camões
Cenografia PALCO13

Produção Catarina Couto Sousa, Gláucia Noémi
Direção de Montagem Ricardo Sousa
Fotografia Alfredo Matos
Design Gráfico Alexandre Carvalho

Direção Artística Marco Medeiros

fotografias de cena

vídeos

audios

elenco

veja também
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que lhe possamos proporcionar a melhor experiência de utilizador possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.