Dezembro 2025

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
  • Ginásio do Ator
3
4
  • Curso de Cultura Teatral
5
6
7
8
9
  • Ginásio do Ator
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Poema da Semana

"O propósito do teatro é fazer o gesto recuperar o seu sentido, a palavra o seu tom insubstituível, permitir que o silêncio, como na boa música, seja também ouvido, e que o cenário não se limite ao decorativo e nem mesmo à moldura apenas – mas que todos esses elementos, aproximados de sua pureza teatral específica, formem a estrutura indivisível de um drama."

Clarice Lispector

TM ACOLHIMENTO
Grupo de Teatro Terapêutico

19 a 21 fev 2016
sex a sáb, 21h30
dom, 16h

Teatro Meridional, Lisboa

100 min
M/16

torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo torcicolo

sinopse

“Torcicolo” de João Silva – Num mundo carregado de interrogações as pessoas movimentam-se na procura de conhecerem o porquê do princípio das coisas.

Somos concebidos. Depois protegidos numa redoma sensível que nos defende de substâncias exteriores nocivas. Atirados para o mundo de fora, aí começa a grande aventura.

O princípio é uma resposta para o que há de vir. As mãos que nos tocam, os lábios que nos beijam ou as palavras que nos entregam, fazem e constroem a segurança do antes da entrega ao planeta.

O medo e o desespero não acontecem por acaso. São doenças que nos são injetadas. O amor e a segurança constroem-se nos momentos mais ínfimos da nossa liberdade.

“TORCICOLO” é o resultado final dramatúrgico de 22 sessões de dinâmica terapêutica e de análise de conteúdos. É metamorfose poética de palavras, emoções e interrogações entregues ao autor.

ficha técnica

Texto João Silva
Encenação com direção de Atores João Silva (Responsável área de Teatro)
Assistente de encenação André Carvalho
Assistente de palco António Vicente
Cenografia Rui Francisco
Figurinos Joana Freitas
Desenho de Luz Sérgio Moreira
Área musical temas de David Bowie
Execução Musical Ulrich Mitzlaff (Violoncelo)
Caracterização Carla Pinho
Imagem Artur Moreira
Apoio Gráfico Pedro Meireles
Fotografia de cena Miguel Machado
Confeção de Figurinos Oficina dos Farrapos – São Almeida
Construção e montagem cenográfica JSVC Decor
Produção Joana Freitas e André Carvalho
Interpretação (Eros) Pascoal Barros; (Serpa) António Serpa; (Maria) Olga Varanda; (Verónica) Maria José Santos; (Manuela) Estela Augusto; (Beatriz) Rita Fernandes; (Madaleno) Filipe Maia E Carmo; (Mona) Ana Paula Bastos; (Magda) Ana Ribeiro; (Mário) Bernardo Moreira
Participação em intervenções pontuais de André Carvalho
Terapeuta responsável área de Saúde Mental Isabel Cristina Calheiros
Dança terapeuta Liliane Viegas
Enfermeira Ana Menoita
Voluntária Tatiana Vaz

fotografias de cena

vídeos

audios

elenco

veja também
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que lhe possamos proporcionar a melhor experiência de utilizador possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.