Dezembro 2025

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Poema da Semana

"O propósito do teatro é fazer o gesto recuperar o seu sentido, a palavra o seu tom insubstituível, permitir que o silêncio, como na boa música, seja também ouvido, e que o cenário não se limite ao decorativo e nem mesmo à moldura apenas – mas que todos esses elementos, aproximados de sua pureza teatral específica, formem a estrutura indivisível de um drama."

Clarice Lispector

Teatro Meridional, Lisboa

21 a 25 out 2013
10h às 14h

A commedia dell’arte hoje A commedia dell’arte hoje A commedia dell’arte hoje A commedia dell’arte hoje A commedia dell’arte hoje A commedia dell’arte hoje A commedia dell’arte hoje A commedia dell’arte hoje A commedia dell’arte hoje A commedia dell’arte hoje A commedia dell’arte hoje A commedia dell’arte hoje A commedia dell’arte hoje A commedia dell’arte hoje A commedia dell’arte hoje A commedia dell’arte hoje A commedia dell’arte hoje A commedia dell’arte hoje A commedia dell’arte hoje A commedia dell’arte hoje A commedia dell’arte hoje A commedia dell’arte hoje A commedia dell’arte hoje A commedia dell’arte hoje A commedia dell’arte hoje A commedia dell’arte hoje A commedia dell’arte hoje A commedia dell’arte hoje A commedia dell’arte hoje A commedia dell’arte hoje

Formador(es)

Nuno Pino Custódio

apresentação

A Commedia dell’Arte foi a última manifestação mascarada do teatro no Ocidente e marcou quase três séculos de uma atividade que veio a ser determinante não apenas para a formação do ator até aos dias de hoje (constituindo-se como o seu primeiro grande laboratório) mas inclusive para a profissionalização de toda uma atividade que pôde, a partir daí, sistematizar os seus ensinamentos de forma a criar escola e a transmiti-los.

Manifestação popular, de origens controversas, três marcas são-lhe no entanto reconhecidas como estruturantes para o ator moderno:
a. o recurso à improvisação;
b. a tipificação de personagens;
c. o recurso à máscara, que permite desenvolver a capacidade de desdobramento no “outro”, comunicando de forma total.

Neste workshop, o trabalho estruturar-se-á em torno de algumas linhas de força que visam projetar o ator para uma prática que se revele útil, senão mesmo determinante, para todas as suas abordagens profissionais e artísticas:

– a consciência plena do fenómeno da representação que o uso de uma máscara faculta;
– a metodologia própria em torno do processo de construção de uma personagem;
– o trabalho desenvolvido em torno de uma técnica que privilegia a improvisação, no seguimento da corrente “ator-criador”;
– a contextualização da Commedia dell’Arte enquanto fenómeno espontâneo do teatral e a sua possibilidade no fazer teatral do século XXI.

DURAÇÃO: 20 horas (5 sessões)

PÚBLICO-ALVO: Estudantes e Profissionais de Espectáculo

LOCAL: Teatro Meridional, Lisboa


inscrição e condições de pagamento

Valor: 80€

biografias

NUNO PINO CUSTÓDIO

Nuno Pino Custódio nasceu em Lisboa, em 1969. Especializou-se em Estudos de Teatro, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Desde o começo de uma actividade, iniciada aos vinte anos, desenvolve e sistematiza uma metodologia de interpretação com máscara. Foi aluno de Ferruccio Soleri (2000) e de Mario Gonzalez (2008 e 2012).

Colabora amiúde com escolas profissionais – Escola da Máscara, Academia Contemporânea do Espectáculo, Escola do Chapitô, ESE Coimbra, ESTAL, ACT e ESMAE, – colaboração esta que tem sido extensível a diversas unidades de criação – CITAC e TEUC (Coimbra), Teatro Meridional, Teatro O Bando, Circolando, Teatro Oficina, Teatrão, ACTA, Teatro do Montemuro, FIAR e ESTE – Estação Teatral, estrutura da qual é director artístico.

Como encenador, a sua actividade não se dissocia da própria dramaturgia que cria (uma “dramaturgia do ver”, como prefere definir, contemporânea ao espaço do ensaio) nem tão-pouco da escrita. Conta com mais de quatro dezenas de criações, muitas de sua autoria, outras em regime de co criação, onde a centralização do trabalho do actor (na perspectiva de uma “representação total”) e a improvisação, como ferramenta de pesquisa e criação, se fundem com o vasto território da máscara e desenvolvem toda uma intervenção que converge para uma linguagem própria, específica, dita “do teatro”.

Já mostrou o seu trabalho ou ministrou oficinas nos seguintes países: Bélgica (Bruxelas, Liége, Gand, Lovaina), Espanha (Salamanca e Barcelona), França (Paris e Poitiers), Cabo Verde (Mindelo), Alemanha (Berlim), Moçambique (Maputo) e Brasil (Rio de Janeiro).

fotografias

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