Outubro 2025

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
  • SENHORA KLEIN
3
  • SENHORA KLEIN
4
  • SENHORA KLEIN
5
  • SENHORA KLEIN
6
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
7
  • Ginásio do Ator
8
  • SENHORA KLEIN
9
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
10
  • SENHORA KLEIN
11
  • SENHORA KLEIN
12
  • SENHORA KLEIN
13
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
14
  • Ginásio do Ator
15
  • SENHORA KLEIN
16
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
17
  • SENHORA KLEIN
18
  • SENHORA KLEIN
19
  • SENHORA KLEIN
20
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
  • SENHORA KLEIN
21
  • Ginásio do Ator
22
  • SENHORA KLEIN
23
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
24
  • SENHORA KLEIN
25
  • SENHORA KLEIN
26
  • SENHORA KLEIN
27
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
28
  • Ginásio do Ator
29
  • SENHORA KLEIN
30
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
31
  • SENHORA KLEIN

Poema da Semana

"O propósito do teatro é fazer o gesto recuperar o seu sentido, a palavra o seu tom insubstituível, permitir que o silêncio, como na boa música, seja também ouvido, e que o cenário não se limite ao decorativo e nem mesmo à moldura apenas – mas que todos esses elementos, aproximados de sua pureza teatral específica, formem a estrutura indivisível de um drama."

Clarice Lispector

18 fev a 8 abr (exceto 4 março)
segundas-feiras
20h às 23h

curso de história do teatro curso de história do teatro curso de história do teatro curso de história do teatro curso de história do teatro curso de história do teatro curso de história do teatro curso de história do teatro curso de história do teatro curso de história do teatro curso de história do teatro curso de história do teatro curso de história do teatro curso de história do teatro curso de história do teatro curso de história do teatro curso de história do teatro curso de história do teatro curso de história do teatro curso de história do teatro curso de história do teatro curso de história do teatro curso de história do teatro curso de história do teatro curso de história do teatro curso de história do teatro curso de história do teatro curso de história do teatro curso de história do teatro curso de história do teatro

Formador(es)

Maria João da Rocha Afonso

apresentação

1. Era uma vez um bosque
O nascimento e desenvolvimento do teatro na Antiguidade Clássica

2. Vira-se o feitiço contra o feiticeiro
O papel da Igreja no teatro medieval

3. Agora é a nossa vez de contar histórias
O nascimento do teatro comercial
O teatro isabelino e William Shakespeare

4. E se juntássemos todas as artes?
A arquitectura teatral italiana e o nascimento da ópera

5. O rei manda, o teatro obedece?
O teatro francês do séc. XVII: Molière, Corneille e Racine

6. Vamos falar verdade?
O teatro naturalista do séc. XIX – o advento do encenador e os autores do Norte da Europa: Ibsen, Strindberg, Tchekhov

7. Cada cabeça, sua sentença
Um breve panorama dos múltiplos caminhos das artes performativas no séc. XX – bailado, teatro político, correntes experimentalistas, performance, entre outras.

DURAÇÃO: 21 horas (7 sessões)

PÚBLICO-ALVO: Estudantes, Profissionais de Espectáculo e Público em Geral

LOCAL: Teatro Meridional, Lisboa


inscrição e condições de pagamento

VALOR: 100€

Enviar CV actualizado para producao@teatromeridional.net

biografias

MARIA JOÃO DA ROCHA AFONSO

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês/Português) e com Mestrado em Cultura Inglesa.

Foi docente do Departamento de Estudos Anglo-Portugueses da FCSH – UNL onde ensinou, entre outras, cadeiras de Tradução Literária, Cultura e Literatura Inglesa e História do Teatro.
Juntamente com João Barrento e Fernando Cabral Martins criou a pós-graduação em Tradução da FCSH-UNL.

Frequentou em Stratford, com bolsas da Fundação Gulbenkian, várias formações sobre o teatro de Shakespeare numa colaboração entre o Shakespeare Institute e a Royal Shakespeare Company.
Em 1986, ganhou a Sir Henry Thomas Scholarship, de Universidade de Birmingham para aí fazer investigação e leccionar durante um mês.

Em 1990, fez parte do grupo fundador da Sh:in:E – Shakespeare in Europe, com sede na Universidade de Basileia, Suíça.

Em 2001 foi a bolseira portuguesa da English Speaking Union, tendo frequentado o curso «Shakespeare and the Arts», em Oxford (New College).

Deu aulas de História do Teatro na escola de teatro da Comuna – Teatro de pesquisa, na EPTC, na BeOnStage, Escola d’Artes do Espectáculo, etic e Formação Teatral além de fazer com certa regularidade sessões de trabalho sobre espectáculos variados, com companhias e em escolas.

Como freelancer trabalhou com várias companhias e encenadores entre 1987 e 2012 quando integrou a PALCO13, onde se mantém, sendo responsável pelas traduções de grande parte das peças montadas pela companhia bem como pelo trabalho de dramaturgia associado aos vários espectáculos.

É investigadora do CETAPS (UNL) e tem desenvolvido e publicado trabalho em áreas como os Estudos Anglo-Portugueses, a Tradução para Teatro e História do Teatro.

É tradutora freelancer para a edição e voluntária dos Museus de Cascais para os quais já desenvolveu vários projectos ligados à história e ao património da vila. De momento trabalha na inventariação e classificação do espólio do actor Luís Alberto Quilhó Jacobetty, encontrando-se a fazer a respectiva base de dados.

Coordena a colecção «Teatro Inesiano» da ORO, tendo já publicado dois dos cinco volumes previstos.

Colabora com a associação Welcome People&Arts em projectos ligados à cidadania e solidariedade social. Em 2017/18 coordenou o workshop «Vanessa vai à Luta» (igualdade de género) dentro do projecto APP – Arte Para Pensar. Em 2018/19 coordena as sessões das «Conversas No Museu», realizadas no Museu de Etnologia, na quarta quinta-feira de cada mês, debruçando-se sobre temas ligados ao Racismo e Exclusão Social.

fotografias

veja também
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que lhe possamos proporcionar a melhor experiência de utilizador possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.