Outubro 2025

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
  • SENHORA KLEIN
3
  • SENHORA KLEIN
4
  • SENHORA KLEIN
5
  • SENHORA KLEIN
6
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
7
  • Ginásio do Ator
8
  • SENHORA KLEIN
9
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
10
  • SENHORA KLEIN
11
  • SENHORA KLEIN
12
  • SENHORA KLEIN
13
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
14
  • Ginásio do Ator
15
  • SENHORA KLEIN
16
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
17
  • SENHORA KLEIN
18
  • SENHORA KLEIN
19
  • SENHORA KLEIN
20
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
  • SENHORA KLEIN
21
  • Ginásio do Ator
22
  • SENHORA KLEIN
23
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
24
  • SENHORA KLEIN
25
  • SENHORA KLEIN
26
  • SENHORA KLEIN
27
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
28
  • Ginásio do Ator
29
  • SENHORA KLEIN
30
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
31
  • SENHORA KLEIN

Poema da Semana

"O propósito do teatro é fazer o gesto recuperar o seu sentido, a palavra o seu tom insubstituível, permitir que o silêncio, como na boa música, seja também ouvido, e que o cenário não se limite ao decorativo e nem mesmo à moldura apenas – mas que todos esses elementos, aproximados de sua pureza teatral específica, formem a estrutura indivisível de um drama."

Clarice Lispector

Polo II do Teatro Meridional,
Largo Luís Dourdil

Oficina de Cinema de animação
1,2,3, stop!

10 a 14 jul 2023
seg a sex
9h30 às 17h

férias criativas 2ª edição férias criativas 2ª edição férias criativas 2ª edição férias criativas 2ª edição férias criativas 2ª edição férias criativas 2ª edição férias criativas 2ª edição férias criativas 2ª edição férias criativas 2ª edição férias criativas 2ª edição férias criativas 2ª edição férias criativas 2ª edição

Formador(es)

acompanhamento programático
Fernando Galrito
Rita Ramos Mendes

apoio geral
Catarina Pereira
Marco Fonseca

apresentação

O Cinema de Animação, uma arte que tem vindo a ser desenvolvida desde o início do séc. XIX, servirá como conceito artístico para a 2ªsemana criativa. Rita Ramos Mendes (produtora e ilustradora) e Fernando Galrito (diretor artístico do festival Monstra) apresentarão esta arte de ilusão criada pelo movimento e pela exibição consecutiva de imagens de elementos estáticos.

Programa da oficina:
1 – Breve introdução histórica ao Cinema de Animação apresentada por Rita Ramos Mendes, desde as técnicas elementares originais, como por exemplo o Zootrópio, às técnicas digitais mais recentes e inovadoras utilizadas para dar movimento e vida aparente a objetos inanimados.
2 – Miniciclo de curtas-metragens de cinema antigo de animação: desde o Teatro Óptico de Émile Reynaud, ao pai do desenho animado cinematográfico – Émile Cohl – até à animação de silhuetas por Lotte Reiniger
3 – O formador convidado Fernando Galrito (diretor artístico do festival Monstra) apresentará um atelier de “Jogos ou Brinquedos Ópticos” – aparelhos que criavam a ilusão de movimento e os princípios rudimentares de stop-motion. Juntos vamos realizar pequenos filmes!
4 – Numa última aula aberta aos familiares, haverá uma breve apresentação dos filmes realizados, o “nosso festival de curtas”.

As atividades da manhã iniciam-se às 9h30 e à tarde terminam às 17h, entre as 9h e as 9h30 e 17h-18h será o período para chegada/saída das crianças.

PÚBLICO-ALVO: Crianças dos 6 aos 11 anos

LOCAL: Polo II do Teatro Meridional | Marvila | Largo Luís Dourdil Lote 4, 1º piso (acesso pelas escadas exteriores)

inscrição e condições de pagamento

VALOR*: 130€/semana (inscrição, inclui seguro) + 50€ (alimentação: 2 lanches e 1 almoço, opcional)
* [10% de desconto do valor de inscrição para irmãos]

INSCRIÇÃO: http://bitly.ws/G6xo

biografias

FERNANDO GALRITO
Formado em Cinema, Animação e Teatro, tem licenciatura em Antropologia e Pós-graduação em Cultura e Tecnologias. É doutorado em Expressão do Espaço e Tempo nas Imagens em Movimento | Animação e Performance. A sua investigação centra-se na relação e interação entre corpo, performance e imagem em movimento mediada por sistemas digitais e analógicos.
Leciona Animação, Imagem em Movimento e Projeto Artístico Interdisciplinar na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha onde desenvolveu metodologias pedagógicas na relação entre imagem em movimento, performance e artes plásticas. Coordena o Centro de Imagens em Movimento da Fundação Gulbenkian e é autor e colaborador de muitos projetos criativos e de investigação de arte transdisciplinar.

Dirige projetos artísticos que atravessam várias disciplinas, desde a imagem em movimento até a performance, teatro e dança.

É um premiado diretor de animação reconhecido em muitos festivais internacionais. Desde 2000 é Diretor Artístico do Festival de Cinema de Animação de Lisboa | MONSTRA e dirigir o FIRST | Encontro Internacional de Animação Artística.

RITA MENDES
(Lisboa, 1992) Com a Pintura encontrou o Teatro que, por sua vez a levou à Ilustração. Formada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, tirou o curso de formação de atores da Act e, mais tarde, ilustração para os novos media na Etic. Divide o seu trabalho entre produção de Teatro e Ilustração. Desde 2021 que trabalha como assistente de produção e comunicação no Teatro Meridional. Em 2022 coordenou as atividades da 1ª Edição das Férias criativas do Teatro Meridional. Atualmente frequenta a Pós-Graduação em Marionetas e Formas Animadas na ESElx.

MARCO FONSECA
Licenciado em Design de Cena pela Escola Superior de Teatro e Cinema (2005).
Trabalhou como assistente de Cenografia em projetos de José Carlos Barros e Teresa Mota. Colaborou com a Companhia Lama (Faro), Companhia da Outra (Brasil), Comédias do Minho, Teatro dos Aloés, na construção de cenografia e figurinos.
Trabalha regularmente com os criadores Fernando Mota, Carla Galvão e Rui Rebelo, na realização plástica de espetáculos, nomeadamente BARLAVENTO (2016), CANÇÕES NÓMADAS (2015) e PEIXE LUA (2013). Com Carla Galvão e Crista Alfaiate concebeu a máquina de cena do espetáculo para a infância LÁ FORA (2014), e mais recentemente com Flávia Gusmão no projeto PANTUTA (2016). Colabora regularmente com as cenógrafas Marta Carreiras e Teresa Varela, na criação e execução de cenários.
Integra desde 2006 a equipa do Teatro Meridional, onde é responsável pela gestão e manutenção dos espaços de preparação, apresentação e armazenamento, bem como pela coordenação dos processos de construção/ montagem das atividades da Companhia, assumindo a direção de cena/palco dos espetáculos.

CATARINA PEREIRA
Desde cedo que o teatro é a sua paixão. Entre 2016 e 2019 frequentou o curso profissional de Artes do Espetáculo-Interpretação, na Escola Secundária Gil Vicente. É Licenciada em Mediação Artística e Cultural pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Ser o elo entre o objeto artístico e o público é o seu novo objetivo e pretende proporcionar oportunidades para que algo novo se crie.

fotografias

veja também
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que lhe possamos proporcionar a melhor experiência de utilizador possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.