Outubro 2025

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
  • SENHORA KLEIN
3
  • SENHORA KLEIN
4
  • SENHORA KLEIN
5
  • SENHORA KLEIN
6
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
7
  • Ginásio do Ator
8
  • SENHORA KLEIN
9
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
10
  • SENHORA KLEIN
11
  • SENHORA KLEIN
12
  • SENHORA KLEIN
13
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
14
  • Ginásio do Ator
15
  • SENHORA KLEIN
16
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
17
  • SENHORA KLEIN
18
  • SENHORA KLEIN
19
  • SENHORA KLEIN
20
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
  • SENHORA KLEIN
21
  • Ginásio do Ator
22
  • SENHORA KLEIN
23
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
24
  • SENHORA KLEIN
25
  • SENHORA KLEIN
26
  • SENHORA KLEIN
27
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
28
  • Ginásio do Ator
29
  • SENHORA KLEIN
30
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
31
  • SENHORA KLEIN

Poema da Semana

"O propósito do teatro é fazer o gesto recuperar o seu sentido, a palavra o seu tom insubstituível, permitir que o silêncio, como na boa música, seja também ouvido, e que o cenário não se limite ao decorativo e nem mesmo à moldura apenas – mas que todos esses elementos, aproximados de sua pureza teatral específica, formem a estrutura indivisível de um drama."

Clarice Lispector

Polo II do Teatro Meridional,
Largo Luís Dourdil

24 jan a 16 fev 2023
3ª e 5ªf
19h30 às 22h30

laboratório de viewpoints laboratório de viewpoints laboratório de viewpoints laboratório de viewpoints laboratório de viewpoints laboratório de viewpoints laboratório de viewpoints laboratório de viewpoints laboratório de viewpoints laboratório de viewpoints laboratório de viewpoints laboratório de viewpoints laboratório de viewpoints laboratório de viewpoints laboratório de viewpoints laboratório de viewpoints laboratório de viewpoints laboratório de viewpoints laboratório de viewpoints laboratório de viewpoints

Formador(es)

Joana Pupo

apresentação

Os VIEWPOINTS são uma linguagem de improvisação e composição, que nasceu no mundo da dança pós-moderna, pela coreógrafa Mary Overlie. Mary desdobrou os dois temas dominantes do trabalho em cena – tempo e espaço – em seis categorias e chamou a esse trabalho The Six Viewpoints. Desde então, a encenadora Anne Bogart e a SITI Company de Nova Iorque, expandiram este método, adaptando-o para atores e atrizes.

Os Viewpoints, ou Pontos de Vista Cénicos, permitem a um grupo funcionar de forma espontânea e intuitiva e gerar material teatral corajoso, de forma rápida. Desenvolvem a flexibilidade, a articulação e a força do movimento e transformam o jogo cénico coletivo numa realidade possível. Oferecem ferramentas para uma prática diária, para uma afinação do olhar sobre o mundo e de uma escuta com todo o corpo. São um treino infinito, uma afinação permanente para criadores e apoiam a ligação de materiais cénicos e linguagens, numa lógica interdisciplinar.

DURAÇÃO: 24 horas (8 sessões)

PÚBLICO-ALVO: Atores, bailarinos, encenadores, performers, estudantes de artes cénicas

LOCAL: Polo 2 do Teatro Meridional | Marvila | Largo Luís Dourdil Lote 4, 1º piso (acesso pelas escadas exteriores)


inscrição e condições de pagamento

VALOR: 120€

• Preencher o formulário de inscrição, no link: http://bit.ly/3YmWEtc
• Caso as inscrições ultrapassem o número máximo de participantes, serão sujeitas a um processo de seleção prévia.
• Caso não seja atingido o número mínimo de participantes, a formação não se realizará.

biografias

JOANA PUPO

Mestre em Teatro/Movimento, pela ESTC/IPL e licenciada em Filosofia FCSH/UNL; formou-se como atriz no Estúdio Nancy-Tuñon, Barcelona, depois de ter integrado o TEUC durante 3 anos. Foi selecionada para a École des Maîtres em 2005, com Carlo Cecchi.

Segue o treino com os métodos Suzuki e Viewpoints, com a SITI Company, de Anne Bogart (NY), desde 2010. Organizou o SITI Lisbon’13, com a atriz Kelly Maurer, da SITI Company e o Extended Ensemble Lisbon’17 com atores de vários países da Europa que seguem a complementaridade entre os métodos Suzuki e Viewpoints. Esteve, em 2019, no Japão com a SCOT (Suzuki Company of Toga).

Trabalha com diversas companhias em Portugal, tendo atualmente projetos com Marina Nabais Dança, Ritual de Domingo/Sónia Barbosa, Nicho/Graeme Pullyen e Companhia Caótica. Trabalhou ainda em Itália com o Teatro Stabile delle Marche e em Espanha com as companhias Voa Dora e Teatro de Cerca, entre outras. Foi assistente da École des Maîtres em 2006 e 2008, com Pipo Delbono e Enrique Diaz.

Tem colaborado em formação com o Instituto de Desenvolvimento Social, a Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, o Laboratório de Experimentação Cénica da Universidade Nova, CITAC e TEUC, fórum-dança/Maria Ramos, CEM – Centro Em Movimento, São Castro e António Cabrita, Teatro Meridional, entre outros.

Em 2020, criou com Pepa Macua e Catarina Sobral a companhia Mente de Cão, com a qual estreia “A Gravidade de Um Pássaro” e “Todas As Coisas Extraordinárias/Every Brilliant Thing”, atualmente em cena.

fotografias

veja também
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que lhe possamos proporcionar a melhor experiência de utilizador possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.