Dezembro 2025

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
  • Ginásio do Ator
3
4
  • Curso de Cultura Teatral
5
6
7
8
9
  • Ginásio do Ator
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Poema da Semana

"O propósito do teatro é fazer o gesto recuperar o seu sentido, a palavra o seu tom insubstituível, permitir que o silêncio, como na boa música, seja também ouvido, e que o cenário não se limite ao decorativo e nem mesmo à moldura apenas – mas que todos esses elementos, aproximados de sua pureza teatral específica, formem a estrutura indivisível de um drama."

Clarice Lispector

11 a 16 fev 2019
seg, ter, qui e sex, 19h30 às 22h30
sáb, 11h às 14h

oficina de clown oficina de clown oficina de clown oficina de clown oficina de clown oficina de clown oficina de clown oficina de clown oficina de clown oficina de clown oficina de clown oficina de clown oficina de clown oficina de clown oficina de clown oficina de clown oficina de clown oficina de clown oficina de clown oficina de clown oficina de clown oficina de clown oficina de clown oficina de clown oficina de clown oficina de clown oficina de clown oficina de clown oficina de clown oficina de clown oficina de clown oficina de clown oficina de clown oficina de clown oficina de clown oficina de clown

Formador(es)

Margarida Gonçalves

apresentação

“O clown não representa: ele é o que faz (…) Não se trata de uma personagem, ou seja, de uma entidade externa a nós, mas a ampliação e dilatação dos aspectos ingénuos, puros, humanos do nosso próprio ser.”
Lecoq, J

Esta oficina de trabalho, propõe criar uma metodologia onde se usa a criatividade para criar um vocabulário físico, através da exploração de um ponto de vista muito particular sobre o mundo, subvertendo-o e fazendo-o adquirir uma visão poética, risível, ingénua, idiota, sem nunca ter medo do ridículo, sem nunca ter medo de falhar, porque é na falha que o clown se revela. Como fazer rir? E se não fizer rir, se falhar? Qual a dinâmica desse jogo?

Como consegue o actor enganar o próprio conhecimento, transgredindo-o? Estaremos nós atores tão conscientes do espaço físico, de quem nos rodeia, e capazes de trabalhar sobre o tema “Improvisa Já?” O que acontece quando colocamos a mais pequena máscara?

DURAÇÃO: 15 horas (5 sessões)

PÚBLICO-ALVO: Estudantes e Profissionais de Espectáculo

LOCAL: Teatro Meridional, Lisboa


inscrição e condições de pagamento

VALOR: 75€

Enviar CV actualizado para producao@teatromeridional.net

biografias

MARGARIDA GONÇALVES

Porto, 1975. Frequentou o curso Teatro/Interpretação na Academia Contemporânea do Espectáculo. Frequentou o curso de Clown na École Philipe Gaulier em Londres. Iniciou o seu percurso como actriz em 1997 com o Teatro Bruto. Colaborou em produções no Teatro Nacional S. João, Companhia de Teatro de Almada, Companhia do Chapitô, Escola de Mulheres, Companhia Paulo Ribeiro,Teatro Meridional, Circolando, Teatro do Bolhão, etc.

Trabalhou com Joana Providência, Alan Richardson, Peta Lilly, André Riot Sarcey, Marcos Barbosa, José Wallenstein, António Capelo, António Fonseca, Joaquim Benite, Rogério de Carvalho, John Mowat, Paulo Ribeiro, Ana Luena, Marta Lapa, Madalena Vitorino, Miguel Seabra, entre outros.Foi responsável pelo Movimento nos espetáculos “Uma Família Portuguesa” encenado por Cristina Carvalhal, uma produção do Teatro Aberto, e em “Deserto, Deserto” e “Guernica” ambos encenados por Carlos Avillez ambas produções do Teatro Experimental de Cascais.Lecciona Teatro Fisico/Clown na Academia Contemporânea do Espectáculo (Porto e Famalicão).

fotografias

veja também
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que lhe possamos proporcionar a melhor experiência de utilizador possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.