Dezembro 2025

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
  • Ginásio do Ator
3
4
  • Curso de Cultura Teatral
5
6
7
8
9
  • Ginásio do Ator
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Poema da Semana

"O propósito do teatro é fazer o gesto recuperar o seu sentido, a palavra o seu tom insubstituível, permitir que o silêncio, como na boa música, seja também ouvido, e que o cenário não se limite ao decorativo e nem mesmo à moldura apenas – mas que todos esses elementos, aproximados de sua pureza teatral específica, formem a estrutura indivisível de um drama."

Clarice Lispector

4 a 8 fev 2019
seg a sex
19h30 às 22h30

Oficina de Máscara: o Objecto, o Jogo e o Teatro Oficina de Máscara: o Objecto, o Jogo e o Teatro Oficina de Máscara: o Objecto, o Jogo e o Teatro Oficina de Máscara: o Objecto, o Jogo e o Teatro Oficina de Máscara: o Objecto, o Jogo e o Teatro Oficina de Máscara: o Objecto, o Jogo e o Teatro Oficina de Máscara: o Objecto, o Jogo e o Teatro Oficina de Máscara: o Objecto, o Jogo e o Teatro Oficina de Máscara: o Objecto, o Jogo e o Teatro Oficina de Máscara: o Objecto, o Jogo e o Teatro Oficina de Máscara: o Objecto, o Jogo e o Teatro Oficina de Máscara: o Objecto, o Jogo e o Teatro Oficina de Máscara: o Objecto, o Jogo e o Teatro Oficina de Máscara: o Objecto, o Jogo e o Teatro Oficina de Máscara: o Objecto, o Jogo e o Teatro Oficina de Máscara: o Objecto, o Jogo e o Teatro Oficina de Máscara: o Objecto, o Jogo e o Teatro Oficina de Máscara: o Objecto, o Jogo e o Teatro Oficina de Máscara: o Objecto, o Jogo e o Teatro Oficina de Máscara: o Objecto, o Jogo e o Teatro Oficina de Máscara: o Objecto, o Jogo e o Teatro Oficina de Máscara: o Objecto, o Jogo e o Teatro Oficina de Máscara: o Objecto, o Jogo e o Teatro Oficina de Máscara: o Objecto, o Jogo e o Teatro

Formador(es)

Sofia Cabrita

apresentação

A máscara não esconde, mas revela e amplia aquele que a usa (ou aquilo que quem a usa quer que se veja), e é sempre impessoal porque evoca para além do corpo. A máscara desumaniza ao mesmo tempo que nos aproxima paradoxalmente da nossa verdadeira natureza tragicómica.

Do universal ao particular, iremos abordar a máscara no teatro a partir dos conceitos: técnica, forma, jogo e tradição. As máscaras que vamos explorar, assentam numa proposta pessoal artística, ritual e pedagógica, capaz de gerar novos modos de criação teatral, novas abordagens ao trabalho do actor e uma reflexão sobre o objecto máscara como mediador:

• A máscara neutra: a procura da universalidade, a análise do movimento, o corpo em jogo, o espaço, o silêncio.
• A máscara intermédia: o rosto coberto que revela, o início do corpo de máscara, a relação com o público, a plasticidade dos objectos, a desumanização.
• Máscara expressiva: técnica e forma, o corpo de máscara, improvisação.

DURAÇÃO: 15 horas (5 sessões)

PÚBLICO-ALVO: Estudantes e Profissionais de Espectáculo

LOCAL: Teatro Meridional, Lisboa


inscrição e condições de pagamento

VALOR: 75€

Enviar CV actualizado para producao@teatromeridional.net

biografias

SOFIA CABRITA

Lisboa, 1981. Actriz, encenadora, locutora e professora, desenvolve o seu trabalho artístico no âmbito da criação de espectáculos a partir de pessoas, histórias e lugares, usando as máscaras e os objectos como mediadores destes espectáculos-encontro.

Como formadora, foca-se nas práticas artísticas em contextos não artísticos, pesquisando, formando e criando metodologias de ensino-aprendizagem onde a arte é uma ferramenta para o desenvolvimento pessoal.

Pós-graduada em Comunicação e Artes pela FCSH, formada pelas escolas de Teatro do Gesto Estudis de Teatre (Barcelona) e Kíklos-Scuola Internazionale di Creazione Teatrale (Pádua) e licenciada em Formação de Atores-Encenadores pela E.S.T.C. (1999).

Co-criadora de um coletivo de pesquisa e criação nas áreas do gesto, objetos performativos e máscaras: Casear Criação. Leciona Teatro do Gesto e Máscaras desde 2003 no ensino artístico Superior (ESMAE, Universidade de Évora e ESTAL), e em escolas de ensino não formal.

Este ano lectivo, 2018/2019 é professora de Técnicas de Expressão Corporal na EPAOE – Chapitô. Enquanto arte-educadora, colabora com o Museu Gulbenkian desde 2012. Foi bolseira da DGARTES no Brasil, num projeto de teatro de máscaras e pesquisa em tempo real, com o Grupo de Teatro Público e o criador Rogério Lopes. Foi aluna de Donato Sartori, no Seminário Internazionale – L´Arte della Maschera nella Commedia dell´Arte, em Abano. Colabora como formadora de mediadores com a EGEAC e DMC. Foi a responsável artística do projeto de teatro e literacia, no Conselho Português para os Refugiados (CPR) – PARTIS I.

fotografias

veja também
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que lhe possamos proporcionar a melhor experiência de utilizador possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.