Outubro 2025

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
  • SENHORA KLEIN
3
  • SENHORA KLEIN
4
  • SENHORA KLEIN
5
  • SENHORA KLEIN
6
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
7
  • Ginásio do Ator
8
  • SENHORA KLEIN
9
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
10
  • SENHORA KLEIN
11
  • SENHORA KLEIN
12
  • SENHORA KLEIN
13
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
14
  • Ginásio do Ator
15
  • SENHORA KLEIN
16
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
17
  • SENHORA KLEIN
18
  • SENHORA KLEIN
19
  • SENHORA KLEIN
20
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
  • SENHORA KLEIN
21
  • Ginásio do Ator
22
  • SENHORA KLEIN
23
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
24
  • SENHORA KLEIN
25
  • SENHORA KLEIN
26
  • SENHORA KLEIN
27
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
28
  • Ginásio do Ator
29
  • SENHORA KLEIN
30
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
31
  • SENHORA KLEIN

Poema da Semana

"O propósito do teatro é fazer o gesto recuperar o seu sentido, a palavra o seu tom insubstituível, permitir que o silêncio, como na boa música, seja também ouvido, e que o cenário não se limite ao decorativo e nem mesmo à moldura apenas – mas que todos esses elementos, aproximados de sua pureza teatral específica, formem a estrutura indivisível de um drama."

Clarice Lispector

Polo II do Teatro Meridional,
Largo Luís Dourdil

29 mar a 10 maio 2022
terças-feiras
19h30 às 22h30

oficina stanislavski psicofísico oficina stanislavski psicofísico poesia cénica oficina stanislavski psicofísico poesia cénica oficina stanislavski psicofísico oficina stanislavski psicofísico oficina stanislavski psicofísico poesia cénica oficina stanislavski psicofísico poesia cénica oficina stanislavski psicofísico oficina stanislavski psicofísico oficina stanislavski psicofísico poesia cénica oficina stanislavski psicofísico poesia cénica oficina stanislavski psicofísico oficina stanislavski psicofísico oficina stanislavski psicofísico poesia cénica oficina stanislavski psicofísico poesia cénica oficina stanislavski psicofísico

Formador(es)

Carlos Nicolau Antunes

apresentação

Constantin Stanislavski, talvez a personalidade mais influente no teatro do sec. XX, foi o primeiro grande investigador acerca de uma metodologia para preparar o actor, a personagem e a cena. O chamado Sistema de Stanislavski foi evoluindo ao longo do tempo pois, como bom investigador que era, nunca se agarrou dogmaticamente às verdades que foi encontrando, mostrando-se sempre aberto a questionamentos e propostas inovadoras. Foi muito influenciado pelos seus melhores alunos Meyerhold e Michael Tchékhov, abandonando o uso da “memória emocional” dos primeiros tempos, que muito influenciou o teatro norte-americano, progredindo na direcção da “acção psicofísica”.

OBJETIVOS:
– Entender o enquadramento histórico e teórico do Sistema de Stanislavski e sua evolução, da memória afetiva às ações físicas e ao método de Análise Ativa.
– Noção de divisão de cena em unidades em função dos acontecimentos.
– Escolha de objetivos/intenções e obstáculos mais adequados para uma vivência psicofísica do conflito da personagem.
– Reconhecer as acções a que recorremos para tentar cumprir objetivos da personagem.
– Reagir sensorialmente a acontecimentos.

inscrição e condições de pagamento

VALOR: 105€

• Preencher o formulário de inscrição, que pode encontrar no link https://bit.ly/3BDilJL
• Caso as inscrições ultrapassem o número máximo de participantes, serão sujeitas a um processo de seleção prévia.
• Caso não seja atingido o número mínimo de participantes, a formação não se realizará.
• As condições de realização da formação serão devidamente adequadas às orientações em vigor, à data da sua realização, em matéria de saúde pública relacionadas com a pandemia.

biografias

CARLOS NICOLAU ANTUNES
Frequentou a Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa e é Mestrado em Encenação, como bolseiro da Fundação Gulbenkian, pela Middlesex University em Londres em 2005. Ainda como bolseiro da Fundaçao fez Estudos de Qualificação Avançada na Faculdade de Encenação da Academia Russa de Arte Teatral (GITIS) em Moscovo. Trabalhou como actor, entre outros, no Teatro da Cornucópia em sete espetáculos. Foi assistente de encenação de Luís Miguel Cintra, António Pires e Fernanda Lapa. Encenou e deu formação a vários grupos de teatro universitário. Foi docente a tempo inteiro na licenciatura e no mestrado em Teatro na Universidade de Évora entre 2007 e 2012. Tem lecionado e colaborado pontualmente com instituições universitárias como o ISPA-IU, Universidade de Macau, Universidade Nova, Universidade do Minho, Srinakarinvirot University em Bangkok e UNICAMP no Brasil. Leciona na Escola Profissional de Teatro de Cascais desde 2012 e na Inimpetus – Escola de Actores desde 2015.

fotografias

veja também
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que lhe possamos proporcionar a melhor experiência de utilizador possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.