de Nicolas Wright
2 out a 9 nov 2025
Polo II do Teatro Meridional,
Largo Luís Dourdil
29 mar a 10 maio 2022
terças-feiras
19h30 às 22h30
oficina stanislavski psicofísico • oficina stanislavski psicofísico • poesia cénica • oficina stanislavski psicofísico • poesia cénica • oficina stanislavski psicofísico • oficina stanislavski psicofísico • oficina stanislavski psicofísico • poesia cénica • oficina stanislavski psicofísico • poesia cénica • oficina stanislavski psicofísico • oficina stanislavski psicofísico • oficina stanislavski psicofísico • poesia cénica • oficina stanislavski psicofísico • poesia cénica • oficina stanislavski psicofísico • oficina stanislavski psicofísico • oficina stanislavski psicofísico • poesia cénica • oficina stanislavski psicofísico • poesia cénica • oficina stanislavski psicofísico •
Formador(es)
Carlos Nicolau Antunes
apresentação
Constantin Stanislavski, talvez a personalidade mais influente no teatro do sec. XX, foi o primeiro grande investigador acerca de uma metodologia para preparar o actor, a personagem e a cena. O chamado Sistema de Stanislavski foi evoluindo ao longo do tempo pois, como bom investigador que era, nunca se agarrou dogmaticamente às verdades que foi encontrando, mostrando-se sempre aberto a questionamentos e propostas inovadoras. Foi muito influenciado pelos seus melhores alunos Meyerhold e Michael Tchékhov, abandonando o uso da “memória emocional” dos primeiros tempos, que muito influenciou o teatro norte-americano, progredindo na direcção da “acção psicofísica”.
OBJETIVOS:
– Entender o enquadramento histórico e teórico do Sistema de Stanislavski e sua evolução, da memória afetiva às ações físicas e ao método de Análise Ativa.
– Noção de divisão de cena em unidades em função dos acontecimentos.
– Escolha de objetivos/intenções e obstáculos mais adequados para uma vivência psicofísica do conflito da personagem.
– Reconhecer as acções a que recorremos para tentar cumprir objetivos da personagem.
– Reagir sensorialmente a acontecimentos.
inscrição e condições de pagamento
VALOR: 105€
• Preencher o formulário de inscrição, que pode encontrar no link https://bit.ly/3BDilJL
• Caso as inscrições ultrapassem o número máximo de participantes, serão sujeitas a um processo de seleção prévia.
• Caso não seja atingido o número mínimo de participantes, a formação não se realizará.
• As condições de realização da formação serão devidamente adequadas às orientações em vigor, à data da sua realização, em matéria de saúde pública relacionadas com a pandemia.
biografias
CARLOS NICOLAU ANTUNES
Frequentou a Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa e é Mestrado em Encenação, como bolseiro da Fundação Gulbenkian, pela Middlesex University em Londres em 2005. Ainda como bolseiro da Fundaçao fez Estudos de Qualificação Avançada na Faculdade de Encenação da Academia Russa de Arte Teatral (GITIS) em Moscovo. Trabalhou como actor, entre outros, no Teatro da Cornucópia em sete espetáculos. Foi assistente de encenação de Luís Miguel Cintra, António Pires e Fernanda Lapa. Encenou e deu formação a vários grupos de teatro universitário. Foi docente a tempo inteiro na licenciatura e no mestrado em Teatro na Universidade de Évora entre 2007 e 2012. Tem lecionado e colaborado pontualmente com instituições universitárias como o ISPA-IU, Universidade de Macau, Universidade Nova, Universidade do Minho, Srinakarinvirot University em Bangkok e UNICAMP no Brasil. Leciona na Escola Profissional de Teatro de Cascais desde 2012 e na Inimpetus – Escola de Actores desde 2015.
fotografias



