Outubro 2025

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
  • SENHORA KLEIN
3
  • SENHORA KLEIN
4
  • SENHORA KLEIN
5
  • SENHORA KLEIN
6
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
7
  • Ginásio do Ator
8
  • SENHORA KLEIN
9
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
10
  • SENHORA KLEIN
11
  • SENHORA KLEIN
12
  • SENHORA KLEIN
13
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
14
  • Ginásio do Ator
15
  • SENHORA KLEIN
16
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
17
  • SENHORA KLEIN
18
  • SENHORA KLEIN
19
  • SENHORA KLEIN
20
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
  • SENHORA KLEIN
21
  • Ginásio do Ator
22
  • SENHORA KLEIN
23
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
24
  • SENHORA KLEIN
25
  • SENHORA KLEIN
26
  • SENHORA KLEIN
27
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
28
  • Ginásio do Ator
29
  • SENHORA KLEIN
30
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
31
  • SENHORA KLEIN

Poema da Semana

"O propósito do teatro é fazer o gesto recuperar o seu sentido, a palavra o seu tom insubstituível, permitir que o silêncio, como na boa música, seja também ouvido, e que o cenário não se limite ao decorativo e nem mesmo à moldura apenas – mas que todos esses elementos, aproximados de sua pureza teatral específica, formem a estrutura indivisível de um drama."

Clarice Lispector

Polo II do Teatro Meridional,
Largo Luís Dourdil

7 mar a 2 maio 2022
segundas-feiras
19h30 às 22h30

teatro fórum teatro fórum teatro fórum teatro fórum teatro fórum > teatro fórum teatro fórum teatro fórum teatro fórum teatro fórum > teatro fórum teatro fórum teatro fórum teatro fórum teatro fórum > teatro fórum teatro fórum teatro fórum teatro fórum teatro fórum > teatro fórum teatro fórum teatro fórum teatro fórum teatro fórum

Formador(es)

Filipa Melo
Eduardo Frazão

apresentação

Partindo do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, esta abordagem pretende dotar os formandos de estratégias que permitam desbloquear situações de conflito, aliando ao debate, o jogo teatral. O lugar do outro, que se pratica na teoria e na prática, abre espaço para a empatia e o sentimento de pertença, a partir de técnicas de improviso e da discussão de ideias, na busca de novas respostas, possibilidades e perspetivas.
A metodologia assenta no treino da figura do moderador e dos atores, que constroem situações a partir de possíveis dilemas, depois apresentadas ao restante grupo e abertas à sua discussão. Num segundo momento, trabalha-se o improviso das diversas soluções encontradas a partir do debate e procura-se com o grupo novos rumos para as questões levantadas. “O jogo” será o de ir experimentando diferentes caminhos / respostas para a mesma situação, a par da discussão aberta das questões que forem surgindo.
Este processo criativo combina duas funções da expressão dramática: a artística, que através do jogo de improvisação permite chegar a formas de espetáculo evolutivas (work in progress); e a formativa / pedagógica, que permite não só o desenvolvimento de uma sensibilidade para a arte, como também e através desta, uma reflexão que promova cidadãos tolerantes, compreensivos e disponíveis, que se compreendam melhor a eles próprios e ao(s) outro(s).
Ambos os formadores são moderadores e atores de espetáculos de debate teatral na Associação USINA para a promoção de estilos de vida saudáveis. Aborda temáticas como o bullying, as dependências, a sexualidade e a alimentação. Codirigem, desde 2017, um atelier de formação em debate teatral com os alunos e professores do 8º ano do colégio Pedro Arrupe, em Lisboa, no âmbito da disciplina de Formação Humana. É para nós imperativo que com este trabalho a intervenção direta com os professores se torne possível e significativa, que os transforme e nos transforme.

OBJETIVOS

Dotar os professores de ferramentas técnicas e estéticas para a construção de debates construtivos, promovendo o encontro e a discussão de ideias de uma forma saudável e criativa através de um exercício teatral, utilizando para isso o Teatro Fórum.

É para nós imperativo que com este trabalho a intervenção directa com os professores se torne possível e significativa, que os transforme e nos transforme

DURAÇÃO: 24 horas
PÚBLICO-ALVO: atores, formadores, encenadores

inscrição e condições de pagamento

VALOR: 120€

• Preencher o formulário de inscrição, que pode encontrar no link https://bit.ly/3BDilJL
• Caso as inscrições ultrapassem o número máximo de participantes, serão sujeitas a um processo de seleção prévia.
• Caso não seja atingido o número mínimo de participantes, a formação não se realizará.
• As condições de realização da formação serão devidamente adequadas às orientações em vigor, à data da sua realização, em matéria de saúde pública relacionadas com a pandemia.

biografias

FILIPA MELO

É licenciada em Estudos Teatrais – ramo de ensino, pela Universidade de Évora, desde 2006. Conclui em dezembro de 2021 o mestrado em Educação Artística – Teatro na Educação, na ESELX.

Ao longo dos 15 anos de experiência profissional tem adquirido formação especializada em vários contextos, em especial na área do teatro – comunidade e da educação artística. Paralelamente desenvolve formações, oficinas e workshops dirigidos a crianças, jovens e adultos, nas áreas da voz, técnicas de apresentação e comunicação e do movimento cénico.

Desde 2014 que é moderadora de espetáculos de debate teatral na Associação USINA para a promoção de estilos de vida saudáveis. Aborda temáticas como o bullying, as dependências, a sexualidade e a alimentação. Codirige com Eduardo Frazão, desde 2017, um atelier de formação em debate teatral com os alunos e professores do 8º ano do colégio Pedro Arrupe, em Lisboa.

EDUARDO FRAZÃO

Eduardo Manuel Pires Guerra Frazão nasceu em 22/11/1977. Mestrado em Teatro na área de especialização Ator/Encenador com nota final de 17 e licenciado em Estudos Teatrais – ramo ensino, Eduardo Frazão desenvolve trabalho como ator profissional desde 1998 e como formador desde 1999.

Como ator trabalha regularmente em Teatro, Cinema, televisão, Dobragens, Locução e já coescreveu duas peças de Teatro e dois argumentos para cinema. Como formador começou a sua experiência no Bairro da Cruz da Picada em Évora através do projeto MUS-E. Professor e formador certificado pelo Centro de Acreditação de Braga, tem desenvolvido atividade como professor no Ensino Público, como formador de professores e através de workshops e formações pontuais na área do Teatro. A sua mais recente experiência foi como professor do #Estudo Em Casa.

fotografias

veja também
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que lhe possamos proporcionar a melhor experiência de utilizador possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.