Outubro 2025

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
  • SENHORA KLEIN
3
  • SENHORA KLEIN
4
  • SENHORA KLEIN
5
  • SENHORA KLEIN
6
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
7
  • Ginásio do Ator
8
  • SENHORA KLEIN
9
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
10
  • SENHORA KLEIN
11
  • SENHORA KLEIN
12
  • SENHORA KLEIN
13
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
14
  • Ginásio do Ator
15
  • SENHORA KLEIN
16
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
17
  • SENHORA KLEIN
18
  • SENHORA KLEIN
19
  • SENHORA KLEIN
20
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
  • SENHORA KLEIN
21
  • Ginásio do Ator
22
  • SENHORA KLEIN
23
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
24
  • SENHORA KLEIN
25
  • SENHORA KLEIN
26
  • SENHORA KLEIN
27
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
28
  • Ginásio do Ator
29
  • SENHORA KLEIN
30
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
31
  • SENHORA KLEIN

Poema da Semana

"O propósito do teatro é fazer o gesto recuperar o seu sentido, a palavra o seu tom insubstituível, permitir que o silêncio, como na boa música, seja também ouvido, e que o cenário não se limite ao decorativo e nem mesmo à moldura apenas – mas que todos esses elementos, aproximados de sua pureza teatral específica, formem a estrutura indivisível de um drama."

Clarice Lispector

Polo II do Teatro Meridional,
Largo Luís Dourdil

29 maio a 21 jun 2023
segundas e quartas-feiras
19h30 às 22h30

técnica psicofísica de michael tchékhov técnica psicofísica de michael tchékhov técnica psicofísica de michael tchékhov técnica psicofísica de michael tchékhov técnica psicofísica de michael tchékhov técnica psicofísica de michael tchékhov técnica psicofísica de michael tchékhov técnica psicofísica de michael tchékhov técnica psicofísica de michael tchékhov técnica psicofísica de michael tchékhov técnica psicofísica de michael tchékhov técnica psicofísica de michael tchékhov técnica psicofísica de michael tchékhov técnica psicofísica de michael tchékhov técnica psicofísica de michael tchékhov

Formador(es)

Carlos Nicolau Antunes

apresentação

Michael Tchékhov, discípulo de Stanislavski e por este considerado o seu melhor ator, desenvolveu esta técnica como uma via para aplicar comuns condições arquetípicas humanas à individualidade do actor. O trabalho é imaginativo em vez de pessoal, físico em vez de intelectual. O corpo, a voz, a imaginação e a sua interligação ao serviço de quem atua. A técnica de Michael Tchékhov inspirou atores notáveis como Anthony Hopkins, Yul Brynner, Ingrid Bergman, Jack Palence, Gregory Peck, Marilyn Monroe, Jack Nicholson, Clint Eastwood e Johnny Depp.

OBJETIVOS

– Compreender o enquadramento histórico e teórico da técnica;
– Saber trabalhar com os princípios da técnica e com a noção de corpo psicofísico;
– Apreensão das ferramentas principais na relação com um texto: Qualidades de movimento, Gesto psicológico, Centros energéticos; Corpo imaginário e Atmosferas;
– Saber aplicar as ferramentas na concretização do “evento interior”;
– Saber aplicar a Sensação de Leveza e Desenvoltura, do Belo, da Forma, do Todo em todas as ações em cena.

DURAÇÃO: 21h (7 sessões)

PÚBLICO-ALVO: atores, encenadores, estudantes de teatro e interessados nos processos psicofísicos.

LOCAL: Polo 2 do Teatro Meridional | Marvila | Largo Luís Dourdil Lote 4, 1º piso (acesso pelas escadas exteriores)


inscrição e condições de pagamento

VALOR:125€

• Preencher o formulário de inscrição, no link: http://bit.ly/3YmWEtc
• Caso as inscrições ultrapassem o número máximo de participantes, serão sujeitas a um processo de seleção prévia.
• Caso não seja atingido o número mínimo de participantes, a formação não se realizará.

biografias

CARLOS NICOLAU ANTUNES

Carlos Nicolau Antunes frequentou a Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa e é mestrado, como bolseiro da Fundação Gulbenkian, pela Middlesex University em Londres em 2005, tendo feito Estudos de Qualificação Avançada na Academia Russa de Arte Teatral (GITIS) em Moscovo.

Trabalhou como ator, entre outros, no Teatro da Cornucópia em sete espetáculos. Foi assistente de encenação de Luís Miguel Cintra, António Pires e Fernanda Lapa. Encenou e deu formação a vários grupos de teatro universitário. Foi docente a tempo integral na licenciatura e no mestrado em Teatro na Universidade de Évora entre 2007 e 2012. Tem lecionado e colaborado pontualmente com instituições universitárias como o ISPA-IU, Universidade de Macau, Universidade Nova, Universidade do Minho, Srinakarinvirot University em Bangkok, UNICAMP no Brasil. Leciona presentemente na Escola Profissional de Teatro de Cascais, na Escola Superior de Educação e na Inimpetus – Escola de Atores. Tem estudado a técnica de Michael Tchékhov desde 2003 com vários mestres e continuadores russos como Natalia Svereva, Oleg Koudriashov e Slava Kokorin e americanos e europeus como Graham Dixon, Lenard Petit, Per Brahe e a Micha-Michael Chekhov Association.

fotografias

veja também
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que lhe possamos proporcionar a melhor experiência de utilizador possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.