de Nicolas Wright
2 out a 9 nov 2025
18 a 22 fev 2019
seg a sex
10h às 13h
Trabalho Físico de Manipulação de Objectos • Trabalho Físico de Manipulação de Objectos • Trabalho Físico de Manipulação de Objectos • Trabalho Físico de Manipulação de Objectos • Trabalho Físico de Manipulação de Objectos • Trabalho Físico de Manipulação de Objectos • Trabalho Físico de Manipulação de Objectos • Trabalho Físico de Manipulação de Objectos • Trabalho Físico de Manipulação de Objectos • Trabalho Físico de Manipulação de Objectos • Trabalho Físico de Manipulação de Objectos • Trabalho Físico de Manipulação de Objectos • Trabalho Físico de Manipulação de Objectos • Trabalho Físico de Manipulação de Objectos • Trabalho Físico de Manipulação de Objectos • Trabalho Físico de Manipulação de Objectos • Trabalho Físico de Manipulação de Objectos • Trabalho Físico de Manipulação de Objectos • Trabalho Físico de Manipulação de Objectos • Trabalho Físico de Manipulação de Objectos • Trabalho Físico de Manipulação de Objectos • Trabalho Físico de Manipulação de Objectos • Trabalho Físico de Manipulação de Objectos • Trabalho Físico de Manipulação de Objectos • Trabalho Físico de Manipulação de Objectos
Formador(es)
Luciano Amarelo
apresentação
O Trabalho irá desenvolver-se a partir de acções e gestos simples, em diálogo com objectos concretos do quotidiano, para os explorar a diferentes níveis de relação física entre o corpo do manipulador e o objecto-corpo, manipulado. Desenvolveremos um universo teatral focado no corpo do intérprete-criador que manipula e se deixa manipular pelo(s) seu(s) objectos. Serão desenvolvidas Acções físicas concretas no uso do Objecto para depois se procurar o absurdo, o imprevisto e o ridículo, afastando-nos, assim, pouco a pouco do real e do lógico.
Procurar-se-à (re)descobrir o objecto para depois se ir mais longe na exploração de novas formas de nos relacionarmos com eles, criando novas relações, novos gestos, novas teatralidades.Este trabalho não excluiu o som – ele aparece pelo simples facto de que o corpo respira, e podem usar-se palavras que surgem da verdade do Gesto.
O centro de trabalho é um Teatro Físico que vai usar o Objecto e a sua respectiva manipulação para sustentar a Personagem e as suas acções, numa dramaturgia cénica quase muda.
DURAÇÃO: 15 horas (5 sessões)
PÚBLICO-ALVO: Estudantes e Profissionais de Espectáculo
LOCAL: Teatro Meridional, Lisboa
inscrição e condições de pagamento
VALOR: 75€
Enviar CV actualizado para producao@teatromeridional.net
biografias
LUCIANO AMARELO
Guarda, 1977. Criador, Intérprete, Director e Formador Interdisciplinar.
Formação na École des Maîtres (Itália/Bélgica), na Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq (França), no Rose Bruford College (Inglaterra) e na Academia Contemporânea do Espectáculo (Portugal). Participou em diversos workshops nas áreas do Teatro, Movimento, Dança, Novo Circo (clown, corda, lençol e trapézio), Voz e Canto.
Dirige, Cria, Interpreta e/ou Orienta: criações, projectos e oficinas de formação para várias entidades que vão do Teatro Físico ao Circo, tanto em Portugal como no estrangeiro.
Ao longo do seu percurso pessoal e artístico foi desenvolvendo cada vez mais projectos e acções que cruzam componentes artísticas, sociais e espirituais em união com a Terra.
É Sócio e Colaborador assíduo do Teatro do Calafrio (Guarda). Cria e Interpreta Nada é o que já foi – Contos e Lendas da Amazónia, espectáculo de Narração Oral e Formas Animadas. Integra o elenco de O Torcicologologista, Excelência, de Gonçalo M. Tavares; O Homem Que Não Tinha Inimigos e Outras Fábulas de Ambrose Bierce; OssO de Rui Zink; O Ingénuo de Voltaire; e também assina a dramaturgia e interpretação de Diário de Um Louco; entre outros.
Desde 2017 é formador no INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo, Vila Nova de Famalicão, dirigindo o Laboratório de Pesquisa e Experimentação do 1º e 2º anos. Membro-fundador, programador, encenador, intérprete e director artístico da Terra na Boca – Associação Cultural entre 2009 e 2016; e do Teatro Bruto entre 1995 e 2008.
Criador/Intérprete em espectáculos de Teatro-Dança: Butterfly Blues (1999/2000 – vencedor dos prémios crítica e público nos Rencontres Charles Dulin, Paris) e Hoje à Tarde (prémio revelação no Festival de Erlagen, Alemanha).Participou na série de televisão Liberdade 21 (2009) e em várias curtas metragens. Fez dobragens para filmes e séries de animação e imagem real, destaque para a participação no filme de animação RIO (1 e 2) onde dobra a personagem principal (Blu).
fotografias



