Outubro 2025

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
  • SENHORA KLEIN
3
  • SENHORA KLEIN
4
  • SENHORA KLEIN
5
  • SENHORA KLEIN
6
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
7
  • Ginásio do Ator
8
  • SENHORA KLEIN
9
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
10
  • SENHORA KLEIN
11
  • SENHORA KLEIN
12
  • SENHORA KLEIN
13
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
14
  • Ginásio do Ator
15
  • SENHORA KLEIN
16
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
17
  • SENHORA KLEIN
18
  • SENHORA KLEIN
19
  • SENHORA KLEIN
20
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
  • SENHORA KLEIN
21
  • Ginásio do Ator
22
  • SENHORA KLEIN
23
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
24
  • SENHORA KLEIN
25
  • SENHORA KLEIN
26
  • SENHORA KLEIN
27
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
28
  • Ginásio do Ator
29
  • SENHORA KLEIN
30
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
31
  • SENHORA KLEIN

Poema da Semana

"O propósito do teatro é fazer o gesto recuperar o seu sentido, a palavra o seu tom insubstituível, permitir que o silêncio, como na boa música, seja também ouvido, e que o cenário não se limite ao decorativo e nem mesmo à moldura apenas – mas que todos esses elementos, aproximados de sua pureza teatral específica, formem a estrutura indivisível de um drama."

Clarice Lispector

18 a 22 fev 2019
seg a sex
10h às 13h

Trabalho Físico de Manipulação de Objectos Trabalho Físico de Manipulação de Objectos Trabalho Físico de Manipulação de Objectos Trabalho Físico de Manipulação de Objectos Trabalho Físico de Manipulação de Objectos Trabalho Físico de Manipulação de Objectos Trabalho Físico de Manipulação de Objectos Trabalho Físico de Manipulação de Objectos Trabalho Físico de Manipulação de Objectos Trabalho Físico de Manipulação de Objectos Trabalho Físico de Manipulação de Objectos Trabalho Físico de Manipulação de Objectos Trabalho Físico de Manipulação de Objectos Trabalho Físico de Manipulação de Objectos Trabalho Físico de Manipulação de Objectos Trabalho Físico de Manipulação de Objectos Trabalho Físico de Manipulação de Objectos Trabalho Físico de Manipulação de Objectos Trabalho Físico de Manipulação de Objectos Trabalho Físico de Manipulação de Objectos Trabalho Físico de Manipulação de Objectos Trabalho Físico de Manipulação de Objectos Trabalho Físico de Manipulação de Objectos Trabalho Físico de Manipulação de Objectos Trabalho Físico de Manipulação de Objectos

Formador(es)

Luciano Amarelo

apresentação

O Trabalho irá desenvolver-se a partir de acções e gestos simples, em diálogo com objectos concretos do quotidiano, para os explorar a diferentes níveis de relação física entre o corpo do manipulador e o objecto-corpo, manipulado. Desenvolveremos um universo teatral focado no corpo do intérprete-criador que manipula e se deixa manipular pelo(s) seu(s) objectos. Serão desenvolvidas Acções físicas concretas no uso do Objecto para depois se procurar o absurdo, o imprevisto e o ridículo, afastando-nos, assim, pouco a pouco do real e do lógico.

Procurar-se-à (re)descobrir o objecto para depois se ir mais longe na exploração de novas formas de nos relacionarmos com eles, criando novas relações, novos gestos, novas teatralidades.Este trabalho não excluiu o som – ele aparece pelo simples facto de que o corpo respira, e podem usar-se palavras que surgem da verdade do Gesto.

O centro de trabalho é um Teatro Físico que vai usar o Objecto e a sua respectiva manipulação para sustentar a Personagem e as suas acções, numa dramaturgia cénica quase muda.

DURAÇÃO: 15 horas (5 sessões)

PÚBLICO-ALVO: Estudantes e Profissionais de Espectáculo

LOCAL: Teatro Meridional, Lisboa


inscrição e condições de pagamento

VALOR: 75€

Enviar CV actualizado para producao@teatromeridional.net

biografias

LUCIANO AMARELO

Guarda, 1977. Criador, Intérprete, Director e Formador Interdisciplinar.
Formação na École des Maîtres (Itália/Bélgica), na Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq (França), no Rose Bruford College (Inglaterra) e na Academia Contemporânea do Espectáculo (Portugal). Participou em diversos workshops nas áreas do Teatro, Movimento, Dança, Novo Circo (clown, corda, lençol e trapézio), Voz e Canto.

Dirige, Cria, Interpreta e/ou Orienta: criações, projectos e oficinas de formação para várias entidades que vão do Teatro Físico ao Circo, tanto em Portugal como no estrangeiro.
Ao longo do seu percurso pessoal e artístico foi desenvolvendo cada vez mais projectos e acções que cruzam componentes artísticas, sociais e espirituais em união com a Terra.

É Sócio e Colaborador assíduo do Teatro do Calafrio (Guarda). Cria e Interpreta Nada é o que já foi – Contos e Lendas da Amazónia, espectáculo de Narração Oral e Formas Animadas. Integra o elenco de O Torcicologologista, Excelência, de Gonçalo M. Tavares; O Homem Que Não Tinha Inimigos e Outras Fábulas de Ambrose Bierce; OssO de Rui Zink; O Ingénuo de Voltaire; e também assina a dramaturgia e interpretação de Diário de Um Louco; entre outros.
Desde 2017 é formador no INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo, Vila Nova de Famalicão, dirigindo o Laboratório de Pesquisa e Experimentação do 1º e 2º anos. Membro-fundador, programador, encenador, intérprete e director artístico da Terra na Boca – Associação Cultural entre 2009 e 2016; e do Teatro Bruto entre 1995 e 2008.

Criador/Intérprete em espectáculos de Teatro-Dança: Butterfly Blues (1999/2000 – vencedor dos prémios crítica e público nos Rencontres Charles Dulin, Paris) e Hoje à Tarde (prémio revelação no Festival de Erlagen, Alemanha).Participou na série de televisão Liberdade 21 (2009) e em várias curtas metragens. Fez dobragens para filmes e séries de animação e imagem real, destaque para a participação no filme de animação RIO (1 e 2) onde dobra a personagem principal (Blu).

fotografias

veja também
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que lhe possamos proporcionar a melhor experiência de utilizador possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.