Dezembro 2025

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
  • Ginásio do Ator
3
4
  • Curso de Cultura Teatral
5
6
7
8
9
  • Ginásio do Ator
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Poema da Semana

"O propósito do teatro é fazer o gesto recuperar o seu sentido, a palavra o seu tom insubstituível, permitir que o silêncio, como na boa música, seja também ouvido, e que o cenário não se limite ao decorativo e nem mesmo à moldura apenas – mas que todos esses elementos, aproximados de sua pureza teatral específica, formem a estrutura indivisível de um drama."

Clarice Lispector

Polo II do Teatro Meridional,
Largo Luís Dourdil

29 set a 24 nov 2025
segundas-feiras
20h às 23h

Treino Psicofísico para Atuar em Palco Treino Psicofísico para Atuar em Palco Treino Psicofísico para Atuar em Palco Treino Psicofísico para Atuar em Palco Treino Psicofísico para Atuar em Palco Treino Psicofísico para Atuar em Palco Treino Psicofísico para Atuar em Palco Treino Psicofísico para Atuar em Palco Treino Psicofísico para Atuar em Palco Treino Psicofísico para Atuar em Palco Treino Psicofísico para Atuar em Palco Treino Psicofísico para Atuar em Palco Treino Psicofísico para Atuar em Palco Treino Psicofísico para Atuar em Palco Treino Psicofísico para Atuar em Palco Treino Psicofísico para Atuar em Palco Treino Psicofísico para Atuar em Palco Treino Psicofísico para Atuar em Palco Treino Psicofísico para Atuar em Palco Treino Psicofísico para Atuar em Palco

Formador(es)

Carlos Nicolau Antunes

apresentação

Sequência de treinos do “corpo psicofísico”, o instrumento de trabalho de quem actua em palco. Retrabalhamos o sistema perceptivo visando um desenvolvimento da consciência da relação entre corpo físico e “psiqué”- a experiência interior do corpo, aprofundando a íntima relação entre sistema muscular e sistema nervoso.

Exercitamos os “músculos” da Atenção, da Imaginação e do Acreditar. Um percurso da acção física à acção psicofísica e desta à acção interior. Percepção, treino e controle da movimentação arquetípica da energia psicofísica: expansão/contracção, densidade (qualidades de movimento) , forma (gesto interior) atmosfera (irradiação)

O trabalho é baseado em exercícios psicofísicos a partir do Método das Acções Físicas de Stanislavski, Técnica de Michael Chékhov e Viewpoints, conjugando pontualmente com elementos de outras proveniências, como Movimento Somático e Awareness Through The Body.

Usaremos pequenos textos, monólogos ou diálogos para que o trabalho contenha também a dimensão vocal.

OBJETIVOS

– Reencontrar o corpo como membrana permeável entre o mundo interior e o mundo exterior.
– Percepcionar o movimento da energia psicofísica e ter uma palavra a dizer no seu controle em palco.
– Compreender, percepcionar e controlar tecnicamente o conceito de acontecimento interior, do ponto de vista psicofísico.
– Relacionar como um todo corpo, voz, sensação e imaginação

TOTAL DE HORAS: 27 horas (9 sessões)

PÚBLICO-ALVO: Profissionais de Artes Cénicas, bailarinos, etc.

LOCAL: Polo 2 do Teatro Meridional | Marvila | Largo Luís Dourdil Lote 4, 1º piso (acesso pelas escadas exteriores).

inscrição e condições de pagamento

VALOR: 170€

• Preencher o formulário de inscrição, no link: https://bit.ly/3BDilJL

• Caso as inscrições ultrapassem o número máximo de participantes, serão sujeitas a um processo de seleção prévia.
• Caso não seja atingido o número mínimo de participantes, a formação não se realizará.

• Após ser notificado por e-mail sobre a realização do workshop, o pagamento por transferência bancária deve ser efetuado na totalidade até à data informada.
• Se efetuar o pagamento após a data informada, a vaga na formação não é garantida.
• Em caso de desistência até 24h do início da formação, o valor da inscrição é reembolsado em 50% da totalidade paga.
• Em caso de desistência no primeiro dia ou após o início da formação, o valor da inscrição não é reembolsado.

biografias

CARLOS NICOLAU ANTUNES

Frequentou a Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa e é Mestrado em Encenação, como bolseiro da Fundação Gulbenkian, pela Middlesex University em Londres em 2005. Ainda como bolseiro da Fundaçao fez Estudos de Qualificação Avançada na Faculdade de Encenação da Academia Russa de Arte Teatral (GITIS) em Moscovo. Trabalhou como actor, entre outros, no Teatro da Cornucópia em sete espetáculos. Foi assistente de encenação de Luís Miguel Cintra, António Pires e Fernanda Lapa. Encenou e deu formação a vários grupos de teatro universitário. Foi docente a tempo inteiro na licenciatura e no mestrado em Teatro na Universidade de Évora entre 2007 e 2012. Lecciona de novo nesta universidade desde 2023. Tem lecionado ou colaborado pontualmente com instituições universitárias como o ISPA-IU, Escola Superior de Educação de Lisboa, Universidade de Macau, Universidade Nova, Universidade do Minho, Srinakarinvirot University em Bangkok e UNICAMP no Brasil. Lecionou na Escola Profissional de Teatro de Cascais de 2013 a 2024.

fotografias

veja também
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que lhe possamos proporcionar a melhor experiência de utilizador possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.