Outubro 2025

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
  • SENHORA KLEIN
3
  • SENHORA KLEIN
4
  • SENHORA KLEIN
5
  • SENHORA KLEIN
6
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
7
  • Ginásio do Ator
8
  • SENHORA KLEIN
9
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
10
  • SENHORA KLEIN
11
  • SENHORA KLEIN
12
  • SENHORA KLEIN
13
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
14
  • Ginásio do Ator
15
  • SENHORA KLEIN
16
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
17
  • SENHORA KLEIN
18
  • SENHORA KLEIN
19
  • SENHORA KLEIN
20
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
  • SENHORA KLEIN
21
  • Ginásio do Ator
22
  • SENHORA KLEIN
23
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
24
  • SENHORA KLEIN
25
  • SENHORA KLEIN
26
  • SENHORA KLEIN
27
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
28
  • Ginásio do Ator
29
  • SENHORA KLEIN
30
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
31
  • SENHORA KLEIN

Poema da Semana

"O propósito do teatro é fazer o gesto recuperar o seu sentido, a palavra o seu tom insubstituível, permitir que o silêncio, como na boa música, seja também ouvido, e que o cenário não se limite ao decorativo e nem mesmo à moldura apenas – mas que todos esses elementos, aproximados de sua pureza teatral específica, formem a estrutura indivisível de um drama."

Clarice Lispector

equipa equipa equipa equipa equipa equipa equipa equipa equipa equipa equipa equipa equipa

Miguel Seabra

Direção Artística

Natália Luiza

Direção Artística

Licenciado em Teatro, Curso de Formação de Actores, pela Escola Superior de Teatro e Cinema (Lisboa, Portugal) em 1992.

Nesse mesmo ano funda o Teatro Meridional, Companhia onde se mantém como director e que tem marcado o seu percurso artístico como actor, encenador, desenhador de luz, formador e produtor.

Está diretamente ligado a todas as 46 distinções recebidas pelo TM, das quais destaca o Prémio Europa de Teatro – Novas Realidades Teatrais (S.Petersburgo, 2010), atribuído ao percurso artístico da Companhia, e os 3 Prémio Nacional da Crítica (1994, 2004, 2014), da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro.

Em 1992 foi distinguido com o Prémio Acarte / Madalena de Azeredo Perdigão, que valoriza o espírito de inovação dentro das Artes do Espectáculo, atribuído pela F.C.Gulbenkian, o Prémio de Melhor Actor no FiT Arcipestre de Hita, Guadalajara, Espanha (1995), o Prémio Melhor Interpretação do Clube Português de Artes e Ideias (1995), ambos por Ñaque ou sobre piolhos e actores, de J.Sanchis Sinisterra, e em 2004 recebeu um Globo de Ouro – SIC/Revista Caras na categoria de Melhor Actor de Teatro pela sua interpretação da personagem “Clov”, em Endgame, de Samuel Beckett, espectáculo que também recebeu o Globo de Ouro de Melhor Espectáculo de Teatro.

Como actor participou também nas séries de televisão, Pedro e Inês (Real. João Cayate, RTP 2005), Equador (Real. André Cerqueira, TVI 2008), Sul (Real. Ivo M. Ferreira, RTP 2018) A Generala (Real. Sérgio Graciano, SIC 2020), Esperança (Real. Pedro Varela, SIC 2020) e no cinema nos filmes, Coitado do Jorge (Real. Jorge Silva Melo, 1993), Logo Existo (Real. Graça Castanheira, 2006), Singularidades de uma Rapariga Loura (Real. Manoel de Oliveira, 2009), Tejo (Real. Henrique Pina, 2011), Al Berto (Real. Vicente Alves do Ó, 2017), Parque Mayer (Real. António Pedro Vasconcelos, 2018) e Nothing Ever Happened (Real. Gonçalo Galvão Teles, 2019).

Em 2003/05 foi Professor convidado da Escola Superior de Teatro e Cinema (Amadora) onde leccionou os seminários de Interpretação (Teatro) e Dramaturgia e Representação (Cinema).

Entre 2010 e 2022 foi professor convidado da Escola Superior de Educação de Lisboa, onde leccionou a disciplina Oficina Artístico-Pedagógica, no Mestrado de Teatro na Educação, e desde 2018 lecciona na Escola Profissional de Teatro de Cascais um dos módulos da disciplina de Interpretação.

Desde o ano 2009, preside ao Conselho de Administração da Fundação Lucinda Atalaya, entidade responsável pela gestão do Jardim-Infantil Pestalozzi, escola privada de ensino pré-primário e 1º ciclo, com sede em Lisboa.

Regular no teatro, cinema e televisão, participou em filmes como A Maldição do Marialva de António de Macedo (1990), Longe da Vista de João Mário Grilo (1998) ou Adeus, Pai de Luís Filipe Rocha (1996).

Natália Luiza é bacharel em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, licenciou-se em Teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa e é, atualmente, mestranda em Estudos Africanos, no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

Mantém-se há vários anos como co-directora artística do Teatro Meridional.

Participou em várias novelas e séries como Paixões Proibidas, O Beijo do Escorpião, A Herdeira e Vento Norte.

Em 1992 foi distinguido com o Prémio Acarte / Madalena de Azeredo Perdigão, que valoriza o espírito de inovação dentro das Artes do Espectáculo, atribuído pela F.C.Gulbenkian, o Prémio de Melhor Actor no FiT Arcipestre de Hita, Guadalajara, Espanha (1995), o Prémio Melhor Interpretação do Clube Português de Artes e Ideias (1995), ambos por Ñaque ou sobre piolhos e actores, de J.Sanchis Sinisterra, e em 2004 recebeu um Globo de Ouro – SIC/Revista Caras na categoria de Melhor Actor de Teatro pela sua interpretação da personagem “Clov”, em Endgame, de Samuel Beckett, espectáculo que também recebeu o Globo de Ouro de Melhor Espectáculo de Teatro.

Como actor participou também nas séries de televisão, Pedro e Inês (Real. João Cayate, RTP 2005), Equador (Real. André Cerqueira, TVI 2008), Sul (Real. Ivo M. Ferreira, RTP 2018) A Generala (Real. Sérgio Graciano, SIC 2020), Esperança (Real. Pedro Varela, SIC 2020) e no cinema nos filmes, Coitado do Jorge (Real. Jorge Silva Melo, 1993), Logo Existo (Real. Graça Castanheira, 2006), Singularidades de uma Rapariga Loura (Real. Manoel de Oliveira, 2009), Tejo (Real. Henrique Pina, 2011), Al Berto (Real. Vicente Alves do Ó, 2017), Parque Mayer (Real. António Pedro Vasconcelos, 2018) e Nothing Ever Happened (Real. Gonçalo Galvão Teles, 2019).

Lamego, 1983. Licenciado em Design de Cena pela ESTC (2005). Trabalhou como assistente de Cenografia e na construção de cenografia e figurinos com vários autores e companhias. Integra desde 2006 a equipa do Teatro Meridional, onde é responsável pela gestão dos espaços de apresentação, bem como pela coordenação dos processos de construção e montagem das atividades da Companhia, assumindo a direção de cena e palco dos espetáculos.

Marco Fonseca

Direção de Cena e Assistência de Cenografia

Porto, 1981. Licenciada em Design Multimédia pelo ISMT, pós-graduada em Comunicação Estratégica Digital pelo ISCSP e mestranda em Comunicação Social pelo ISCSP, especializou-se em Câmara e Iluminação para Cinema e Televisão na Restart (Lisboa). Trabalhou como projecionista de cinema, assistente de imagem, assistente de Fotografia. Inicia a sua colaboração com a equipa do Teatro Meridional em 2013 na área de comunicação, assessoria de imprensa e produção executiva.

Susana Monteiro

Direção de Produção

Lisboa, 1983. Brigite Oleiro estudou Artes Plásticas na Esad cr. Descobriu a criatividade na programação de software e que há muita vida no binario. Foi feliz a dar aulas. Nunca foi abandonada ou abandonou a arte.

Brigite Oleiro

Produção Executiva

Lisboa, 2001. Licenciada em Mediação Artística e Cultural, pela Escola Superior de Educação de Lisboa. Colabora com o Teatro Meridional, desde 2019, em diversos projetos. No decorrer do tempo, já trabalhou com diferentes públicos, incluindo crianças, jovens e séniores, pondo em prática a sua paixão através de ações e projetos culturais. Atualmente, assume as funções de assistência de produção, comunicação e bilheteira do Teatro Meridional.

Catarina Pereira

Assistência de Produção e Comunicação

Portalegre, 1997. Licenciou-se em Ciência Política na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, pós-graduação em Migrações e fez o curso de Produção de Espetáculos na World Academy. É atualmente assistente de produção no Teatro Meridional e assistente administrativa nas Associações Culturais Alkantara e casaBranca. Paralelamente, trabalha desde 2020 como manager e agente de artistas.

Teresa Serra Nunes

Assistência de Produção e Design

Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que lhe possamos proporcionar a melhor experiência de utilizador possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.