Dezembro 2025

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Poema da Semana

"O propósito do teatro é fazer o gesto recuperar o seu sentido, a palavra o seu tom insubstituível, permitir que o silêncio, como na boa música, seja também ouvido, e que o cenário não se limite ao decorativo e nem mesmo à moldura apenas – mas que todos esses elementos, aproximados de sua pureza teatral específica, formem a estrutura indivisível de um drama."

Clarice Lispector

28 a 30 abr 2012

Teatro Meridional, Lisboa

50 min
M/12

até que um pássaro me saia da garganta até que um pássaro me saia da garganta até que um pássaro me saia da garganta até que um pássaro me saia da garganta até que um pássaro me saia da garganta até que um pássaro me saia da garganta até que um pássaro me saia da garganta até que um pássaro me saia da garganta até que um pássaro me saia da garganta até que um pássaro me saia da garganta até que um pássaro me saia da garganta até que um pássaro me saia da garganta até que um pássaro me saia da garganta até que um pássaro me saia da garganta até que um pássaro me saia da garganta até que um pássaro me saia da garganta até que um pássaro me saia da garganta até que um pássaro me saia da garganta até que um pássaro me saia da garganta até que um pássaro me saia da garganta até que um pássaro me saia da garganta até que um pássaro me saia da garganta até que um pássaro me saia da garganta até que um pássaro me saia da garganta

sinopse

A ideia parte de sonorizar musicalmente sete poemas de Eugénio de Andrade autonomizando cada um numa “peça de câmara” para duas guitarras clássicas e voz (declamada e cantada).

Aqui, onde o poema é musicado, a linguagem musical é contemporânea, personalizada e foge à tradicional forma de canção permitindo que a música e o poema interajam e que isso sirva de motor interno do desenvolvimento das ideias musicais na busca de novas formas. A palavra coexiste com largos planos instrumentais num jogo de âncoras. O poema, por contraste à declamação inicial onde é mantida a sua unidade, fragmenta-se em interactivas unidades melódicas.

Um dos objectivos é o das canções serem cantadas por uma voz “não lírica” para que estas possam viver (também) fora do exclusivo universo da música erudita.

– José Peixoto

ficha técnica

Poemas Eugénio de Andrade
Música e Direcção Musical José Peixoto
Dramaturgia Natália Luiza
Direcção Cénica e Desenho de Luz Miguel Seabra
Interpretação Teresa Macedo (cantora), Ana Cloe (actriz), José Peixoto (guitarra) e Luís Roldão (guitarra)
Espaço Cénico e Figurinos Marta Carreiras
Assistência de Cenografia Marco Fonseca
Montagem Marco Fonseca e Nuno Figueira
Operação Técnica Nuno Figueira
Produção Executiva Natália Alves
Direcção de Produção Maria Folque
Direcção Artística do Teatro Meridional Miguel Seabra e Natália Luiza
Co-Produção Teatro Meridional e José Peixoto

fotografias de cena

vídeos

audios

elenco

Ana Cloe
Teresa Macedo
José Peixoto
Luís Roldão
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