Outubro 2025

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
  • SENHORA KLEIN
3
  • SENHORA KLEIN
4
  • SENHORA KLEIN
5
  • SENHORA KLEIN
6
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
7
  • Ginásio do Ator
8
  • SENHORA KLEIN
9
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
10
  • SENHORA KLEIN
11
  • SENHORA KLEIN
12
  • SENHORA KLEIN
13
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
14
  • Ginásio do Ator
15
  • SENHORA KLEIN
16
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
17
  • SENHORA KLEIN
18
  • SENHORA KLEIN
19
  • SENHORA KLEIN
20
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
  • SENHORA KLEIN
21
  • Ginásio do Ator
22
  • SENHORA KLEIN
23
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
24
  • SENHORA KLEIN
25
  • SENHORA KLEIN
26
  • SENHORA KLEIN
27
  • Treino Psicofísico para Atuar em Palco
28
  • Ginásio do Ator
29
  • SENHORA KLEIN
30
  • Curso de Cultura Teatral
  • SENHORA KLEIN
31
  • SENHORA KLEIN

Poema da Semana

"O propósito do teatro é fazer o gesto recuperar o seu sentido, a palavra o seu tom insubstituível, permitir que o silêncio, como na boa música, seja também ouvido, e que o cenário não se limite ao decorativo e nem mesmo à moldura apenas – mas que todos esses elementos, aproximados de sua pureza teatral específica, formem a estrutura indivisível de um drama."

Clarice Lispector

coprodução Teatro Meridional, Producciones Micomicón e Producciones Cachivache (Mimeca UTE)

23 e 24 out 1998
La Nave de Cambaleo, Madrid

macbeth – uma tragédia ibérica macbeth – uma tragédia ibérica macbeth – uma tragédia ibérica macbeth – uma tragédia ibérica macbeth – uma tragédia ibérica macbeth – uma tragédia ibérica macbeth – uma tragédia ibérica macbeth – uma tragédia ibérica macbeth – uma tragédia ibérica macbeth – uma tragédia ibérica macbeth – uma tragédia ibérica macbeth – uma tragédia ibérica macbeth – uma tragédia ibérica macbeth – uma tragédia ibérica macbeth – uma tragédia ibérica macbeth – uma tragédia ibérica macbeth – uma tragédia ibérica macbeth – uma tragédia ibérica macbeth – uma tragédia ibérica macbeth – uma tragédia ibérica macbeth – uma tragédia ibérica macbeth – uma tragédia ibérica macbeth – uma tragédia ibérica macbeth – uma tragédia ibérica macbeth – uma tragédia ibérica macbeth – uma tragédia ibérica macbeth – uma tragédia ibérica macbeth – uma tragédia ibérica

sinopse

Macbeth, uma tragédia Ibérica situada numa época histórica muito distante do século em que foi escrito. A nível dramático acreditamos não ser fundamental a fidelidade histórica aos dados originais, nem ao estrato social no qual a obra está enquadrada. O matiz mais importante desta transposição que Shakespeare realiza, a nosso ver, é o da ambientação. A Idade Média. O alvorecer da história de Inglaterra. Os castelos sombrios da Escócia, as superstições, as bruxas, a magia… um ambiente de luz e de sombras que estimulava a imaginação do escritor… e do público. Rios de tinta correram, e correm, sobre a forma e a maneira de representar a “tragédia escura”, e a primeira questão que se nos colocou foi a de como enfocar, hoje em dia, a representação de todo esse universo sombrio, primario, tenebroso e fantastico? A segunda foi a constatação que um dos conflitos básicos de Macbeth – poder e ambição aparte – era o da consciência na sua constante oposição ao impulso. O conflito do indivíduo consigo mesmo. Macbeth é enganado por algo que lhe faz acreditar na viabilidade do que lhe foi professado, que ligitima um impulso que de outro modo talvez nem sequer tivesse reconhecido como seu. Esse algo é o que Shakespeare deixa, genialmente, entre sombras: é a sua imaginação, o seu inconsciente ambicioso, o sobrenatural…? Não sabemos: “é a prova da natureza divina das coisas”, como diria Marguerite Yourcenar. Onde encontrar esse universo referencial que nos faltava para dar corpo a esta tragédia de sombras e de seres humanos? Partindo de uma ideia antiga propusemo-nos realizar uma transposição a um mundo de referências tão próximo como surpreendentemente distante… Depois encontrámos as fotografias de Donald McCullin, uma das quais serve de capa a este programa, que acabaram por dar forma a ideia: desde os grupos de soldados quase tribais que vemos frequentemente nos noticiários, na Sérvia, em Angola, no Perú… aos homeless, mendigos ou marginais que povoam qualquer grande cidade, estávamos rodeados das imagens que procurávamos. Não se tratava de realizar uma adaptação realista ou naturalista de nenhum destes ambientes, nem de modificar o texto ou alterar o registo da linguagem. Tratava-se de ter como ponto de partida um Macbeth de carne e osso, credivel aos olhos do público deste final de século. Poderia ser um patriarca de uma qualquer etenia cigana – de Lisboa, Madrid ou do Kazjastan – ou um miliciano balcânico ansioso de poder… A acção poderia decorrer num descampado ou no meio de umas ruina devastadas por alguma guerra… Tudo referências que nos fazem lembrar que a Idade Média não está tão longe como supomos, que efectivamente está dentro de nós. Que todos, de alguma forma, nos podemos identificar com Macbeth.

ficha técnica

Tradução e Adaptação Julio Salvatierra | Actores Alvaro Lavín, Inma Nieto, Filipe Duarte, José Luis Patiño, Manuela Pedroso, Mariano Llorente e Oscar Sánchez | Desenho Figurinos Elisa Sanz | Desenho de luzes, Cenografia e Encenação Miguel Seabra e Laila Ripoll | Música Original e Espaço Sonoro Juan Carlos Torres | Desenho Gráfico Susana Salerno,Eladio Sánchez e Julio Salvatierra | Fotografia e Video Juan Ripoll e Julio Salvatierra | Tecnicos de Luz e Som Juan Ripoll e Javier Taravillo | Produção Executiva Mónica Almeida – Teatro Meridional, Portugal Cachivache S.L. – España | Produção Teatro Meridional, Producciones Micomicón e Producciones Cachivache (Mimeca UTE) | Co-produção Fundação das Descobertas, Centro Cultural de Belém, Inatel e Teatro da Trindade

ESTREIA
23 e 24 out 1998, La Nave de Cambaleo, Madrid

TEMPORADA TEATRO DA TRINDADE, LISBOA

7 a 31 jan 1999

ITINERÂNCIA 1998

30 out a 1 nov, Teatro Real Coliseo Carlos III, Madrid
13 nov, Centro Cultural Becerril De La Sieraa, Madrid
14 nov, Casa da Cultura de Collado Villalba, Madrid
15 nov, C. M. de Cultura, Madrid
17 a 22 nov, Sala Cuarta Pared, Madrid
28 nov, Teatro Auditório Federico Garcia Lorca, Madrid
29 nov, Teatro Municipal José Maria Rodero, Madrid
5 dez, Teatro Rigoberta Menchu, Madrid
6 dez, Sala Taperola, Madrid
10 a 14 dez, Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, Lisboa
16 dez, Langreo, Astúrias
26 dez, Teatro Municipal San Martin Valdeiglesias, Madrid

ITINERÂNCIA 1999

5 e 6 fev, Teatro Cervantes, Madrid
13 fev, Auditório da Universidade do Minho, Braga (no âmbito do Festival de Inverno)
27 fev, Teatro Auditorio Casa de Cultura (La Cistérniga), Valladolid
5 e 6 mar, Teatro Municipal Darymelia, Jaén
13 e 15 mar, Teatro Juan Bravo, Segovia
19 mar, Fórum Cultural do Seixal, Seixal
26 e 27 mar, Teatro Auditório Federico Garcia Lorca, Madrid
10 abr, C. M. Cultura Villaviciosa de Odón, Madrid
24 abr, Centro Cultural La Jaramilla, Madrid
29 abr, Centro Cultural de Coria, Sevilha
8 maio, Teatro Auditório Adolfo Marsillach, Madrid
14 maio, Centro Cultural Carmen Conde, Madrid
20 e 21 maio, Centro Cultural de Santa Fé, Granada
28 maio, Teatro Alcázel, Cáceres
29 maio, Teatro Buero Vallejo, Madrid
17 jun, Teatro Garcia de Resende, Évora
18 jun, Plaza de Las Veletea, Cáceres
3 jul, Claustro Lo Mudéjar, Abacete
31 jul, Teatro Municipal de Ancud, Chile
1 ago, Teatro Diego Rivera, Puerto Montt, Chile

fotografias de cena

vídeos

audios

elenco

Alvaro Lavín
Inma Nieto
Filipe Duarte
José Luis Patiño
Manuela Pedroso
Mariano Llorente
Oscar Sánchez
veja também
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que lhe possamos proporcionar a melhor experiência de utilizador possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.